Sonhos e Fases do Sono (REM e NREM)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

No fórum para escritores Escreva Seu Livro, temos um tópico criado por Gisela Santana para discutirmos sobre a influência dos sonhos em nossos escritos. Como uma coisa leva à outra - sonhos levam a sono e sono leva à qualidade do sono - terminei falando sobre Os Estágios do Sono. O assunto é bastante interessante, por isso resolvi trazê-lo para cá. Espero que seja útil. 

_____________________________________



Como já deve ter ficado evidente, eu gosto muito de sonhar. Por isso, resolvi falar um pouco sobre o sono hoje. Não que eu seja expert, mas, como às vezes meu sono se torna bastante inconstante, fico sempre buscando o assunto. Então, vamos lá... Pra começo de conversa, o objetivo final do sono não é prover um período de repouso. Diferente do que ocorre durante a anestesia geral, no sono, a frequência de descargas dos neurônios aumenta de forma notável; assim, no decorrer de uma noite de sono, nossos sistemas e funções fisiológicas (cardiovasculares, endócrinas, sexuais, de respiração e temperatura) sofrem alterações. Mas não vamos nos ater a essas coisas agora, nesse momento, desejo mesmo falar um pouco sobre as fases do sono, que é dividido em duas categorias: REM (Rapid Eye Movements - movimento rápido dos olhos) e NREM (Non-Rapid Eye Movements - Não-REM).

     O sono NREM possui quatro fases: Vigília ou Estágio 0 (dura cerca de 5 a 15 minutos); Estágio 1 (quando a melanina é liberada); Estágio 2 (cerca de 45-55% do sono total: diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, relaxam-se os músculos - sono leve); Estágio 3 (os movimentos oculares são raros, corresponde de 3-8% do sono total); Estágio 4 (cerca de 10-15% do sono total: ocorre o pico de liberação do GH - hormônio do crescimento - e da leptina; o sono profundo começa até atingir seu pico).

     Bem, como comecei falando sobre sonhos, agora, enfatizarei o sono REM, que corresponde de 20-25% do sono total, período em que ocorre a maioria dos sonhos. Esse é um estágio importantíssimo, que vem após pouco mais de uma hora de sono, e não é contínuo. O primeiro sono REM da noite dura cerca de três minutos; o segundo, dez; o terceiro, quinze; vai aumentando... Muitas pessoas dizem: “Ah, eu sonhei, mas não me lembro, dormi tão pesado...” É evidente que sempre sonhamos, mesmo no primeiro estágio do sono. Acontece que o sono REM é uma fase de sono profundo e intensa atividade. Nesse estágio, guardamos na memória as informações dos sonhos e das coisas aprendidas durante o dia. Assim, quando nos lembramos dos sonhos perfeitamente, significa que tivemos o sono REM. Do mesmo modo, se alguém não se lembra de ter sonhado, pode não estar dormindo bem - mesmo que pareça, pois dormiu pesado.

     Também é comum as pessoas acordarem várias vezes durante a noite, mas algumas não têm noção disso. O sono é interrompido, a temperatura do corpo aumenta, a pessoa suspira e sua... Acordou. Como o sono REM não é contínuo, ela volta ao primeiro estágio de sono e, após um tanto mais que uma hora, torna a ter o primeiro período REM (três minutos). Esse é um sono deficiente e de poucas lembranças. Por isso, amo sonhar e recordar os sonhos - mesmo que me deem a sensação de cansaço, já que o sono REM é um período de intensa atividade das células neuronais -, porque evidencia que dormi bem. E como preciso disso!


0 comentários:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!