Matutinos, Vespertinos ou "Normais"?

terça-feira, 8 de junho de 2010

É o que me pergunto todos os dias. Por que é tão doloroso ser diferente? Por que não podemos ser aceitos como realmente somos?

Durante anos, venho tentando camuflar a minha realidade, me moldar aos padrões considerados normais pela sociedade. Dizem que a ordem natural é o sono acompanhar a noite, mas o que fazer quando acontece diferente?

Alguns poucos sorteados pela genética subvertem a ordem biológica que regula o ser humano e se descobrem mais acesos para o trabalho quando a maioria já está fora do combate, à noite. Somos chamados de vespertinos e juntos somamos cerca de 10% da população. Os matutinos, que dormem e acordam muito cedo, somam outros 10%.

É bom que não se confunda o ser vespertino com o ser portador de distúrbios do sono. A insônia é caracterizada pelo incômodo do indivíduo que tem dificuldades para dormir; esse não é o caso dos vespertinos, pois conseguem conciliar as obrigações e o ritmo próprio.

Embora as pesquisas mostrem que os resultados para a saúde podem ser desastrosos - o sono diurno não consegue cumprir todas as fases, o que poderia gerar prejuízos à memória, à atenção, ao estômago e ao sistema cardiovascular, além de prejudicar as relações interpessoais e aumentar o risco de acidente -, ainda não se pode afirmar que tais riscos realmente afligirão os vespertinos. É sabido também que os efeitos dos trabalhos noturnos se apresentam geralmente naqueles que o fazem por obrigação, não por predisposição.

Se você apresenta esse discurso: “Que faço para mudar? Já tentei de tudo. Arranjei um emprego diurno e isso não me ajudou muito. Eu trabalhava o dia inteiro feito um zumbi e, à noite, mal conseguia pegar no sono.” - parabéns, acaba de descobrir que é um vespertino. 

Termino esse depoimento com uma frase que para alguns é um incentivo, e, para outros, uma piada: "os serviços 24h aumentam a cada dia".

6 comentários:

  1. Raiane disse...:

    Muitooo bom!!! Minha cara!! Parabéns pela postagem!! Beijoss

  1. Analy disse...:

    Também é a minha cara!

  1. não sei se sou vespertina, insone ou irregular :/

  1. Gostei da crônica por demais =DD
    Falou sobre a peleja para sermos aceitos em um texto relacionado à sono! sauuhas Vc domina a arte da escrita mt bem, cada dia me reconquistando com um texto novo ;P
    A única coisa q eu modificaria se eu fosse vc, seria esse finalzinho aí. Não precisava explicar que pode ser visto como incentivo ou piada; deixava o leitor entender do seu jeito. "Mas não se desespere: os serviços 24h aumentam a cada dia" daria uma pitada deliciosa de ironia e ainda assim serviria de incentivo, para aqueles que assim quisessem!
    Bjs,

    http://escritosborrados.blogspot.com/

  1. Oi, Lari!

    Menina, você mudou de endereço? Eu já fui diversas vezes no antigo, e nada... Vou visitar o novo.

    Beijinhos, e obrigada pelas palavras. ;)

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!