[Resenha] O Último Beijo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Olá, amigos e leitores! Depois de alguns dias distante do blog devido ao trabalho, retorno com a resenha de um livro que ganhei numa promoção do blog da Karini Couto (Mix Literário). Estou firmando parceria com a autora Cacá Adriane, que é um doce de pessoa, diga-se de passagem, então fiquem ligados, porque logo teremos mais um sorteio de livro nacional aqui.


______________________________________

O Último Beijo

Autora: Cacá Adriane
Editora: Dracaena
Gênero: Romance Sobrenatural
Páginas: 294
Ano: 2012
Skoob: Clique e adicione

Sinopse

Jasmim é uma menina como outra qualquer, que está passando pela adolescência. Ela tem que lidar com diversos problemas, como o fato de sua mãe ter falecido quando ela nasceu e seu pai nunca estar em casa. Porém, sua vida não é só tristeza. Ela tem uma amiga chamada Ana Paula que é aventureira e adora mete-la em confusões. Como se não bastasse, ainda conhece um rapaz: Gabe. 

Gabe é instável, cínico, genioso e ridiculamente lindo. Diferente dos outros, rapidamente faz com que Jasmim fique atraída por ele. Ela estará disposta a dar o que ele pede em troca?! Qual a relação dele com seus pesadelos constantes?! Será que ela realmente sabe quem são as pessoas que ama?! Conheça essa envolvente historia cheia de aventuras, mistérios e romance!

Resenha

Jasmim Acaiah é uma garota de quinze anos muito bonita, apesar de não perceber, discreta e solitária. Órfã de mãe, mora com o pai, um piloto de avião que viaja o tempo inteiro e só retorna para casa uma vez por semana. Quase invisível no colégio, a vida dela muda quando dois garotos novos aparecem e um deles, Gabriel, ou Gabe, como prefere ser chamado, é sorteado para formar equipe de Biologia com ela e Ana Paula, sua melhor amiga.

- Jasmim combina com você - Vou confessar, estava esperando um elogio. - Doce demais, frágil demais e não é muito bonita. Definitivamente, não é minha flor favorita. (pag. 13)

No início, Gabe se mostra bastante hostil e indelicado com Jasmim e Ana, que não tem papas na língua e está apaixonada por Daniel, ou Danny, melhor amigo dele. Mas não demora muito, coisas estranhas ocorrem a Jasmim - como ser perseguida por uma criatura sobrenatural e não conseguir se lembrar de como chegou em casa -, e ela tem certeza de que todos esses acontecimentos estão ligados a Gabe. A partir de então, esses quatro "adolescentes" passam a se relacionar em meio ao emaranhado de situações que gira em torno do mistério sobre a origem de Gabe e Danny.

Narrado em primeira pessoa, o livro tem uma linguagem simples e divertida. A narração é fluida, assim como os diálogos são bem naturais. Os personagens possuem suas próprias características, são distintos tanto em traços físicos quanto psicológicos. Enquanto Jasmim é uma garota meio desleixada e tímida, Ana Paula é super descolada e espontânea, para não dizer estourada; Daniel é um doce de criatura e Gabe é mesmo uma incógnita. Gostei bastante do fato de Gabe, foco principal da trama, ser um bad boy que não bebe, não fuma, não xinga e não tem tatuagens - e ele é bad boy mesmo, pois tem cara de mau e sai batendo em todos que lhe desagradam. Apesar de a autora ter tentado mostrá-lo como um personagem maravilhoso, e ele é mesmo ótimo, senti que o fato de a história ter sido narrada por uma adolescente de quinze/dezesseis anos e totalmente inexperiente no quesito paquera-namoro-paixão tirou bastante o brilho esperado para ele, mas nada que diminua o valor da obra. E é bom lembrar que haverá continuação, o que significa que Jasmim amadurecerá e poderá mostrá-lo sob a visão de uma jovem mulher, e não apenas de uma adolescente ingênua que acaba de descobrir a vida.

O livro foi bem produzido. A diagramação é simples, mas traz alguns detalhes que denotam o cuidado da editora. As páginas são amareladas e o espaçamento é muito bom. A capa também está muito bonita, tem tudo a ver com a história.

Como nem tudo são flores, encontrei muitos erros de revisão na obra e, apesar de O Último Beijo ser o tipo de livro que nos prende - ele me prendeu mesmo, tanto que o li duas vezes seguidas -, identifiquei algumas incoerências ou detalhes que poderiam torná-lo ainda mais perfeito se fossem corrigidos, como o local em que a história se passa. Não há nada referente ao cenário e eu fiquei me perguntando se seria numa cidade dos Estados Unidos, já que muitos dos personagens tinham nomes ou apelidos americanizados. Outra questão foi a ausência do pai de Jasmim. Como uma adolescente ficaria tanto tempo sozinha em casa sem que os vizinhos denunciassem o abandono do pai? Talvez nos Estados Unidos seja normal uma garota de quinze morar praticamente sozinha, mas no Brasil não. 

Em vários momentos, senti semelhanças entre a história e Crepúsculo - ambiente escolar, aula de biologia, seres sobrenaturais lindos, a própria família de Gabe... O livro tem mesmo seus clichês e, embora eu tenha me lembrado de Crepúsculo algumas vezes, as criaturas que Cacá Adriane criou me pareceram totalmente originais - nada de anjos, demônios, vampiros ou lobisomens! Fiquei mesmo apaixonada pela trama e mais ainda pelos personagens. 

O Último Beijo é o primeiro volume da série The Last, e eu mal posso esperar pelo segundo: O Último OlharRecomendo a leitura a todos que gostam de romance sobrenatural com ar de adolescente.




Ignorando os erros de revisão, a classificação é:



9 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Oie, achei interessante a premissa do livro mas não sei se leria agora. Acho muito bom quando o livro nos prende de tal forma que não conseguimos lidar. Outro ponto ruim é essa semelhança com Crepúsculo e erros de revisão.
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

  1. Unknown disse...:

    Bom dia Isie
    Muito obrigada pelos parabéns lá no blog,não conhecia ainda esse livro pela sua resenha que é sempre boa fiquei curiosa pra ler

    bjos

    http://framboesabarzil.blogspot.com/

  1. Eu adoro esse estilo, ainda mais sendo narrado por alguém de 15/16 anos, muito minha cara. Irei ler em breve, estou curiosa, parece ser muito bom!

    Beijão :)

    Camila- Ninho de Fogo

  1. Oie Melissa
    Não conhecia o livro, mas parece ser muito legal, e faz meu estilo. Ainda mais depois desse quote que me deixou suspirando aqui.
    Linda resenha
    bjos

  1. Unknown disse...:

    oie :) eu gosto da capa desse livro
    pelo visto vou gostar dele tbm se for ler :) adorei a resenha isie

  1. EscutaEssa disse...:

    Oi Isie,
    Adorei a sua resenha e gostei de ficar sabendo mais sobre o livro, pois não sabia quase nada sobre ele.
    A capa é linda e fiquei curiosa pra ler ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

  1. Paloma Viricio disse...:

    Estou de olho nesse livro há um tempinho! Adoro o nome e a capa e gostei bastante da tua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

  1. Angela Graziela disse...:

    Não conhecia, mas parece ser muito bom
    A capa chama bastante atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

  1. Suzana disse...:

    Estou comentando nesse post porque o outro não estava aparecendo a caixa de recados >.< Bom, acho que todos somos um pouco imaturos quando se trata de partidas e amores... Mas parece um ótimo livro, gostei da resenha :)

    Adolecentro

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!