[Niver] A função da Arte, Ernst Fischer

terça-feira, 26 de março de 2013

No ano passado, estudei uma disciplina super legal chamada Arte e Estética (clique para migrar ao blog da disciplina). Uma das nossas atividades mais intensas era ler textos e comentá-los - porque não eram resenhas, propriamente ditas, mas textos elaborados a partir da ideal central. Eu gostei bastante de um dos meus e, como tem a ver com leitura/escritor, resolvi postá-lo aqui. 

_________________________________________________

A função da arte


“A função da arte não é passar por portas abertas, mas a de abrir as portas fechadas”, Fischer diz. Desde os primórdios da humanidade o homem vem mudando seu comportamento, transmitindo seus sentimentos e pretensões, retratando sua vida através da arte. Por esse motivo, foi e é possível fazermos um estudo minucioso das tendências artísticas e culturais que refletiam de forma ativa nas sociedades. Mas, afinal de contas, o que é a arte? Se nós podemos compreender o comportamento humano através dela, será, então, uma substituta da vida?

É verdade que tudo que nos cerca expressa a arte: grafitagem nas ruas, a arquitetura das casas antigas e dos novos prédios, monumentos nas praças, belíssimas fontes luminosas e jardins. Não apenas isso, mas também o modo como nos vestimos, a música que escutamos, os filmes e as peças teatrais a que assistimos, os livros que lemos... Por que temos a necessidade de identificação com os elementos transmissores da arte, seja o personagem de um romance ou o sentimento revelado através de uma canção? Acaso a nossa própria existência não nos é suficiente? Queremos ser mais do que nós mesmos, ir além da parcialidade da nossa vida individual, relacionar-nos com algo além do nosso “eu”, transmitir conhecimento e passar de um ponto individual para um conjunto social.

Como escritora romancista, identifico-me com a ideia de absorção da realidade e excitação de poder controlá-la. O processo de criação não é rápido, ele se arrasta por manhãs, tardes e noites incontáveis e, até que a obra esteja pronta, gastam-se meses, às vezes, anos em seu aperfeiçoamento. Tudo isso porque o criador não se baseia apenas em emoções, ele depende altamente do seu racional. É preciso ter a ideia, pensá-la, rascunhá-la, organizá-la, mergulhar em profundas pesquisas, buscar as técnicas e os recursos disponíveis para, enfim, saber transmiti-la. Nesse período, o artista - nesse caso, escritor -, entra em contato com as emoções dos personagens e as controla, a fim de presentear com sua ideia o leitor.

Sem dúvida, a arte expressa uma relação profunda entre o homem e o mundo e satisfaz às mais variadas necessidades. Contudo, se observarmos as suas origens e chegarmos à sua função original, notaremos que essa mesma função se inicia, se modifica e dá origem a novas funções. Desse modo, a arte se revela necessária hoje e sempre, já que através dela não somente nos expressamos, mas relacionamos o nosso “eu” com o todo, unimos a nossa individualidade limitada para tornarmos essa mesma individualidade parte de uma existência coletiva. O homem anseia por associação e, sem dúvida, a arte se mostra um meio indispensável para a circulação de experiências e ideias.

Então, como amante da arte e, ao mesmo tempo, artista, concluo que a função da arte é multiplicar a leitura da realidade e poetizar a visão da vida.

__________________________________________
Produção textual baseada em “FISCHER, Ernst. “A função da arte”. In: A Necessidade da Arte. 8.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

*****

Dedico essa postagem a Elder Ferreira (O Epitáfio). Receber seus comentários é uma honra!

16 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie
    Que texto lindo,acho que a primeira frase ja resume tudo perfeitamente com a arte podemos abrir portas.

    bjos

    http://framboesabarzil.blogspot.com/

  1. Elder Ferreira disse...:

    Então eu venho ler o blog despretensiosamente, pra saber das atualizações, etc. e me deparo com um texto muito bem produzido e essa dedicatória no final. Como não amar? Não tem como, não é.

    Sobre o texto, é mais um dos seus belos textos, já tô começando a virar teu fã, escreves muitíssimo bem.

    Me identifiquei com o que descreveste sobre o processo criativo. "O processo de criação não é rápido, ele se arrasta por manhãs, tardes e noites incontáveis." A última resenha do blog, por exemplo, eu demorei vidas para fazer, mas talvez porque eu tente deixar o texto um pouco "artístico". Gosto de escrever e isso é ruim, até certo ponto, pois acabo sendo meu maior crítico e sempre que leio meus textos encontro oportunidades para melhorias. Daí até paro de ler algumas vezes, senão vou tá sempre editando e editando até encontrar aquilo que eu considero como "a mensagem que eu queria transmitir".

    Abraços, fique bem.

  1. Suzana disse...:

    É, arte é a maneira mais bonita e sincera de se expressar, de abrir as portas do seu interior e ao mesmo tempo não se expor tanto, de maneira que só você decifre o que você passa, e pessoas sensíveis (coisa que falta hoje em dia), na minha opinião :)

    Adolecentro

  1. Angela Graziela disse...:

    Gostei bastante do texto
    E essa disciplina deve ser muito interessante mesmo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

  1. Oi, Isie

    Arte é mesmo fundamental na vida das pessoas e eu adoro!
    As pessoas poderiam ficar mais ligadas nesse assunto, muita gente acha que arte é coisa de vagabundo ou de gente que não tem o que fazer, o que é uma pena.

    Adorei o texto!

    Beijão :)

    Camila - Ninho de Fogo

  1. Juliana Guedes disse...:

    A disciplina parece ser ótima mesmo. Amei o e texto. Eu sempre gosto muito de aulas que permitem que soltemos a imaginação para criar nossos textos e pensamentos.
    beijos

  1. RUDYNALVA disse...:

    Isie!
    Interessante como a arte está tão próxima a nós em vários aspectos e que legal poder aprender um pocuo mais sobre a ARTE, obrigada por repassar sua experiência de sala de aula.

    Ah! Que alegria receber sua visita no blog. Agradeço de todo coração e espero que volte sempre que desejar! Obrigada!
    Desejo que o amor de Deus resplandeça em todos os dias da Páscoa!
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

  1. Lara Reis disse...:

    Sou apaixonada pela arte! Pois é um meio de se expressar livremente! Arquitetura, esculturas antigas e cheias de história...<3
    A disciplina devia ser incrível! Amei, ótimo post!

    Seu blog é incríveeel, amei aqui!
    Já virei seguidora! Te convido para conhecer o meu blog. Te espero lá.
    Bisous!
    pequenomuffin.blogspot.com

  1. Camila disse...:

    “A função da arte não é passar por portas abertas, mas a de abrir as portas fechadas”, Fischer diz.

    Essa frase já esta salva, adorei *-*
    Não conhecia ainda.

  1. Paloma Viricio disse...:

    Olá Isie! Adoreii seus ponto de vista sobre a arte. Durante a faculdade também tive acesso á vários textos significativos de autores. Adorei e concordo com todos os pontos que foram abordados, tudo pode ser arte...depende dos olhos de quem vê,né?
    Desejo sucesso com seu livro...daqui a pouco sou eu quem estará nessa.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

  1. Antes do texto, para mim arte era algo muito subjetivo.
    Agora já tenho uma ideia centrada a respeito!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie, tudo bem?
    Adorei o texto! Infelizmente acredito que desviaria o foco da minha faculdade em requisitar a participação de uma aula assim, mas o propósito é bem bacana né? Ah, só pra esclarecer: digo isso porque sou da área de exatas.
    Tudo é arte, o que muda é a forma como enxergamos e classificamos algo.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

  1. Cah disse...:

    Muito bom seu texto e concordo com a frase final! :)

    Beijos, Ca
    www.santafeminice.com

  1. Thami Sgalbiero disse...:

    A arte é tudo! Seja na dança, no teatro, na pintura, nos desenhos e na música, a arte é linda tanto de se ver como de se fazer também. Gostei do post!

    Xx
    www.likeparadise.com.br

  1. Isabela Xavier disse...:

    Olá, Isie!

    Nossa, gostei muito do seu texto. Parabéns, você escreve muito bem!
    Costumo dizer que a vida exprime arte de várias formas - muitas vezes, implícitas -, é só saber enxergar. De uma noite de esplêndido luar ao mais ínfimo gesto cotidiano encontramos inspiração, ou seja, encontramos arte e a concretizamos. Costumo me arriscar a dizer que a vida sem a concretização da arte não tem sentido.

    Gostei muito desse trecho "Acaso a nossa própria existência não nos é suficiente? Queremos ser mais do que nós mesmos, ir além da parcialidade da nossa vida individual, relacionar-nos com algo além do nosso “eu”, transmitir conhecimento e passar de um ponto individual para um conjunto social."
    Resume perfeitamente a necessidade de produzir e "consumir" arte.

    Grande beijo!
    Isabela

  1. Adoro arte, um dos melhores meios de nos expressarmos e tal! Adorei a dica de leitura, bem bacana a postagem ;D beijos

    Fã Page do blog, venha CURTIR: http://www.facebook.com/pages/Blog-Del%C3%ADrio-Fashion/579696718716385

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!