Os leitores e suas manias

terça-feira, 29 de maio de 2012



Pra começo de conversa, se você está aqui, visitando o meu blog, é por que gosta de ler, estou certa? Então, se essa é mesmo uma verdade, você, assim como a maioria dos leitores - para não dizer todos -, possui algumas manias típicas de leitor. Eu por exemplo, tenho as minhas, e não são poucas:
  1. Não compro livro pela opinião de terceiros, preciso ler a sinopse, saber sobre o autor, dar uma olhadinha na narração, observar se o livro tem diálogo - porque eu amo diálogos! - e por aí vai;
  2. Antes de começar a leitura, leio a orelha do livro, os dados da editora, a minibiografia do autor e todos os comentários que, porventura, venham nele;
  3. Abro o livro com cuidado para não danificá-lo;
  4. Observo a diagramação e até faço comparações com as diagramações de outros livros;
  5. Prefiro ler na cama, sempre antes de dormir;
  6. Leio capítulo por capítulo e não suporto parar no meio do caminho - por isso também gosto de livros com capítulos mais curtos, assim, leio sem parar;
  7. Quase nunca leio os agradecimentos e, de vez em quando, leio o final.  Mas a mania mais terrível (a pior de todas!) é:
  8. Compro livros sem parar, mesmo que esteja com vários outros empacados na fila da leitura.
Como dá pra perceber, eu tenho muitas manias típicas de leitor. Mas ainda sobra espaço para algumas que eu não tenho: cheirar o livro, colecionar marcadores, comprar vários livros do mesmo autor, terminar a leitura (mesmo que não goste do livro), ler sequências etc. 

No geral, acredito que essas manias não impliquem em impedimentos para a leitura. Eu prefiro ler na cama, mas sempre me pego lendo no sofá, ou em qualquer outro lugar (até mesmo no Shopping, em lojas de roupas), desde que me sobre tempo. Só que algumas pessoas são realmente fixadas nelas e as seguem como um verdadeiro ritual. 

E aí, me conte: quais as suas manias?

6 comentários:

  1. Elaine Borges disse...:

    Eu só não compro livro sem parar por que não tenho dinheiro suficiente pra isso, mas eu gosto de cheirar os livros e ler a diagramação, leio em qualquer lugar. Eu tenho uma regra, tenho que ler o livro até o fim mesmo que ele seja insuportável, tenho outra mania que estou tentando larga, leio mais de cinco livro ao mesmo tempo, eu não consigo terminar um pra começar outro, mas eu conseguir.

  1. Oi, Elaine!

    Nossa, então eu tenho mais uma mania: ler vários livros ao mesmo tempo. Eu compro livros o tempo todo, mas somente porque junto dinheiro e espero pelas mais incríveis promoções. Hahaha!

  1. Mônica Cadorin disse...:

    Hmm, manias? Algumas como as suas; outras nem tanto. Vamos numerar para facilitar a leitura:
    1) Não compro pela opinião dos outros - ao contrário, se um livro está muito cotado, fico com revolta e não compro.
    2) Também gosto de ler tudo o que cerca o livro: orelhas, quarta capa, prefácio, etc.
    3) Leio também a primeira página, para ver se a leitura tem pique.
    4) Mas não me preocupo com a diagramação além do "leitura que cansa" ou "leitura que não cansa".
    5) Também não gosto de parar no meio dos capítulos, e gosto que os capítulos comecem em outra página, porque senão eu emendo um capítulo no outro, e acabo enfiando o marcador em qualquer lugar para conseguir parar.
    6) Nunca leio o final antes. Era algo que eu fazia, mas parei.
    7) Não cheiro livro (sou alérgica, e isso pode provocar uma crise de espirros - sim, mesmo que o livro seja novo).
    8) Às vezes acontece de ler vários livros ao mesmo tempo, mas não diria que é uma mania. Simplesmente acontece, por coincidência.
    9) Não compro livros compulsivamente. Tenho um conjunto de técnicas infalível: não vejo sites de livrarias, não abro e-mails de promoções, viro para o outro lado quando passo na porta das livrarias (e olha que eu trabalho em cima de uma!); se eu entrar numa livraria (por exemplo, acompanhando uma colega), eu fico mentalizando "não tenho dinheiro, não tenho dinheiro", mantenho as mãos para trás, ou os braços cruzados, e fico tentando ler os títulos dos livros que estão na última prateleira, como um teste de visão. Dá trabalho, mas é assim que eu consigo não comprar mais livros do que posso ler.
    10) Ah, mas eu leio sempre até o final, mesmo que não esteja gostando, mesmo que o livro seja ruim. Digo que gosto de falar mal sabendo o que estou fazendo. E se o livro ficar bom do meio para o fim, e eu parei ainda no começo? Na minha vida inteira, houve somente dois livros que eu não li até o fim. Um foi "A filha do diretor de circo", porque, no exemplar que minha mãe tem, falta o último caderno inteiro, coisa de umas 16 a 32 páginas, então achei que não valeria a pena me envolver com a história e depois não saber como termina. Ainda estou à procura de um exemplar novo para poder ler até o final. Lembro-me bem da história de amor entre o Conde Curt Deghental e Nora Carstens. E o outro não consigo lembrar. Talvez o segundo livro da série de Clarissa, de Érico Veríssimo. Acho que eu era muito nova para a leitura, e não consegui apreciar como deveria. Achei muito cansativo e abandonei.

    Mudando de assunto: mania de leitura eu até considero que não tenho muitas, mas tenho a mania de escrever muito, qualquer que seja o assunto rsrsrsrsrsrs

  1. Elis Miranda disse...:

    Acho que um das que não apareceram aí mas eu aposto que você tem também é não emprestar livro a menos que a pessoa seja bookaholic também e irá cuidar do livro. Acertei?

  1. Michel Filipe disse...:

    hahaha Tenho muitas.
    Também abro livros como se fossem recém nascidos.
    E como a Elis disse acima, também detesto emprestar livros a pessoas que não tem cuidado. Simplesmente acham que, por ser um livro, podem jogar em qualquer canto.
    Sempre embrulho em plastico transparente meus livros, para não dar poeira. E adoro cheiro de livro novo.

  1. Jorge Deichmann disse...:

    - Eu gosto de cheirar livros (afinal eu sou um designer gráfico)
    – Ah, eu tenho uma mania que ninguém falou: adoro comprar livros velhos no sebo. Amo o cheiro de envelhecido. Curto demais imaginar que um livro além de contar uma história tenha também tido uma, a qual percorreu até chegar às minhas mão. Possuo exemplar da Divina Comédia, do Retrato de Doriam Grey, de Dom Casmurro, de O Contraponto (de Aldous Huxley), entre vários outros. Todos de antigas edições.
    – Nunca, jamais leio o fim. Me imponho chegar a ele sem pular sequer uma página (isto é realmente maníaco, heheheheheheh)

    Abraço Isie

    Ps.: Mônica, você é única!

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!