[Resenha] Esperando por você

sábado, 13 de julho de 2013

Olá, amigos e leitores. Hoje trago para vocês a resenha de um romance adolescente lançado em janeiro desse ano pela editora parceira Novo Conceito. No mês de maio, eu e a Camila Deus Dará (Ninho de Fogo) fizemos uma promoção entre amigas, cujo prêmio foi "A Hospedeira" e um livro surpresa da Novo Conceito. Dom, o ganhador, escolheu dentre as opções que lhe dei o livro Esperando por você. Abaixo, as fotos dele com o prêmio.



Agora vamos à resenha!

Título original: Waiting for you
Autor: Susane Colasanti
Tradução: Luis Gonzaga Fragoso
EditoraNovo Conceito
Gênero: Romance
Páginas: 336
Ano: 2013

Sinopse

É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek, o amor da sua vida, a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Resenha

"... você é como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém, esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve." (pag. 254)

Marisa é uma garota tímida de dezesseis anos. Ela tem uma família feliz, uma melhor amiga super bem-humorada e, apesar de não ser a garota mais brilhante do colégio, é boa aluna. De volta ao ano letivo, tudo que ela e Sterling, sua melhor amiga, desejam é arrumar um namorado e viver o melhor ano de suas vidas. Mas Marisa sofre com distúrbio de ansiedade, o que a deixa bastante insegura, e Derek, o garoto dos seus sonhos, um rapaz bonito, divertido e agradável, já tem namorada.

No primeiro dia de aula, Marisa é obrigada a conversar com seu novo parceiro de química, Nash, seu antigo melhor amigo, um garoto nerd e meio esquisito com quem ela costumava brincar quando era criança. Eles começam a se reaproximar aos poucos e a amizade dos dois retorna com força, é quando Marisa percebe que os sentimentos de Nash não são puramente de amizade e as coisas entre eles ficam estranhas. Para piorar a situação, Marisa descobre que o casamento de seus pais está em crise e sua relação com Derek, que terminou o namoro e está tentando se acertar com ela, não é exatamente como imaginava que seria. Em meio a tanta ansiedade e insegurança, a única coisa capaz de lhe trazer alívio é o programa de um DJ desconhecido que parece ter a resposta certa para cada uma das suas decepções.

"Em algum canto, escondido sob todo esse sofrimento, tem um desejo meu de fazer as tarefas, mas este desejo é uma luzinha muito fraca e distante, que mal consigo enxergar. " (pág. 257)

Um livro leve e divertido, ideal para tirar a gente das benditas ressacas literárias. Foi assim que eu estava quando decidi ler Esperando Por Você e não me arrependi. Embora o uso das gírias tenha me desagradado um pouco, a narração é fluida e os personagens foram muito bem construídos. Sterling é o retrato exato das garotas novinhas que só pensam em arrumar namorados mais velhos, mas ela adora cozinhar e é uma excelente amiga. Derek é um cara legal, apesar de eu ter ficado chateada com ele. Marisa é a típica adolescente brilhante - toca violino, tem uma relação de amizade linda com o pai e é muito bonita -, mas não tem consciência disso. Nash é um garoto doce e diferente, o tipo que as adolescentes de quinze anos rejeitam e depois, aos vinte, sonham em reconquistar. Também gostei muito de Dirty Dirk, o DJ misterioso. Os conselhos dele eram realmente equilibrados.

A capa do livro não ficou extraordinária, mas é bonita e tem tudo a ver com a história - continuo achando que os modelos sempre parecem mais velhos que os personagens, isso me aborrece um pouco. A diagramação é simples, com páginas amareladas e a fonte num bom tamanho. A história foi dividida em quatro partes - Agosto a Outubro, Novembro a Janeiro, Fevereiro a Abril e Maio a Junho -, o que está relacionado às estações do ano. Encontrei alguns errinhos, estou sempre atenta aos detalhes, mas nada que atrapalhe a leitura.

Uma história leve, divertida, cativante e com algumas lições a ensinar, especialmente aos adolescentes, além de um bom toque de romantismo.

"Então, deste modo simples, deixo a vida que estava vivendo. E entro na vida que eu estava buscando." (pág. 333)

Recomendo a todos que gostam de romances adolescentes.


Classificação:

17 comentários:

  1. Que legal! Faz um tempinho que estou querendo ler esse livro. Fiquei com mais vontade agora, depois de ter lido sua resenha. Adorei! Eu gosto desse tipo de livro, leve divertido e bonitinho.
    Em breve também irei ler.
    Ah, que legal o livro de Dom ter chegado, depois irei colocar as fotos em meu blog também. :)

    Beijão, Isie

  1. Nardonio disse...:

    Eita que eu tô famoso, hein?!?!?! Rsrsrsrs
    O legal dos livros da Susane é essa leveza que ela dá às tramas. Li o "Bem Mais Perto" e gostei bastante, só não foi melhor porquê a protagonista era uma chata de galocha.
    Como ganhei esse (me achando. kkkk), vou ler em breve.

    @_Dom_Dom

  1. Unknown disse...:

    Olha, eu gosto de alguns romances adolescentes (não curto aqueles tão extraordinários que não consigo imaginá-los em uma realidade, rsrs) e esse realmente parece ser bom; além do mais foi uma ótima resenha!!
    Eu já tinha lido outras críticas positivas pra esse livro, mas agora que fique com vontade de lê-lo mesmo!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

  1. Juliana Guedes disse...:

    Estou louca para ler esse livro, só não gostei da capa. NC tem um tempo que está deixando a desejar quanto a isso.
    ótima resenha beijos

  1. Thami Sgalbiero disse...:

    Eu estou louca para ler esse livro! Desde quando eu vi nos lançamentos da Novo Conceito.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

  1. thaila oliveira disse...:

    oi Isie, o dom é um sortudo!!!!! e fez uma escolha bem bacana!
    ainda não li esse livro, mas me parece bom ao que percebi e como vc aponta a autora fixa bem o lado adolescente, numa tentativa de expor os medos e anseios que rodeiam os jovens e isso torna o livro leve e gostoso de ler, quero muito ler

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  1. Laí disse...:

    Gostei muito da resenha.
    Eu quero ler esse livro pois amo romances adolescentes e, bem, não tem mais o que dizer. Não vou ficar enrolando: o livro entrou sim para minha wishlist e em breve vou lê-lo. Essa é a primeira resenha que leio dele e é positiva. Provavelmente, eu vá gostar muito.

    Beijinhos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

  1. TB disse...:

    Muito estranho ver uma resenha positiva desse,ivro, pois eu o achei tao sem sal. Simplesmente nada me convenceu, e foi so mais uma historia para mim, nada conseguiu se sobressair :/ Ao menos para voce a leitura rendeu
    Beijo,
    Nic

  1. Leticia Golz disse...:

    Oiii...

    Eu acho este livro tão fofo.
    Tenho visto resenhas muito positivas dele.
    Gostaria muito de ler..

    Seguindo..

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  1. Paloma Viricio disse...:

    Isie, sinceramente não vi resenhas muito positivas sobre esse livro. Entretanto a sua me animou bastante, já que estava ficando decepcionada sem nem ao menos ter lido o livro. A capa é bonitinha...ah também não gosto de gírias nos livros. Agora só lendo mesmo para saber se irei gostar ou não.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

  1. Camilla disse...:

    Gostei muito da resenha, não conhecia este livro e. :S Bom, depois de ler tua resenha já o coloquei na minha wishlist. heheh Beijos,

    Isie meu blog está realizando um sorteio, vem participar! ;) http://distanciacerta.blogspot.com.br

  1. Pretendo ler esse livro em breve!
    A sinopse e a capa chamaram a minha atenção desde o início, e agora com sua resenha, só sinto mais vontade ainda de ler!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

  1. Sora Seishin disse...:

    Oi Isie!
    Eu gosto de romances leves assim... Já tenho esse livro, mas ainda não li. Quase peguei ele ontem, mas acabei começando outro. Depois quero ler esse!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

  1. Suzana disse...:

    Esse livro sempre me chama atenção, tenho vontade de ler *-*

    Adolecentro

  1. Oie, ainda não li esse livro, mas gostei das tuas palavras, de sabe que é um livro leve e divertido, estou precisando ler algo assim no momento, a questão que ainda não tenho ele, rsrs, mas quando tiver irei ler com certeza!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

  1. Angela Graziela disse...:

    Apesar do livro ter todo esse drama adolescente, que sempre encontramos nos livros YA, cheio de clichês e etc, gostei bastante da estoria. Pois essa depressão que a personagem vem enfrentando ganha um conteúdo a mais na leitura e deixa de ser somente dramas adolescentes. Não me apaixonei por todos os personagens, pois é muito difícil gostar de adolescentes... Mas entendi o ponto de vista de cada um. E esse é o segundo livro da autora que leio, e diferente do outro gostei bastante desse.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

  1. Unknown disse...:

    Muita gente não gosta dos livros dessa autora por serem simples e sem surpresas. Porém, eu curto a narrativa da Susane por ser simples, daqueles livros que você lê rápido e se distrai... Gostei da sua resenha e de conhecer melhor o livro, infelizmente não solicitei esse..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!