[Resenha] Em Chamas

sábado, 6 de julho de 2013

Olá, queridos amigos e leitores. Alguns dias atrás, perguntei no Facebook qual o próximo livro vocês queriam que eu resenhasse. O Elder Ferreira (O Epitáfio) opinou por Em Chamas, segundo livro da série Jogos Vorazes. Resenhar séries pode ser meio complicado, desde já saliento que essa resenha contém spoiler para quem não leu Jogos Vorazes (resenha) nem assistiu ao filme.

Título original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
Gênero: Romance Distópico
Páginas: 413
Ano: 2011

Sinopse


Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Resenha

Após o final da 74ª edição dos Jogos Vorazes, os vitoriosos Katniss Everdeen e Peeta Mellark estão de volta ao Distrito 12. Todos parecem acreditar no romance dos dois, até mesmo Peeta, mas o presidente Snow não é bobo e logo deixa isso muito claro para Katniss. Ciente de que perdeu sua limitada liberdade, ela parte com Peeta, Haymitch e a equipe providenciada pela Capital para a Turnê da Vitória por todos os Distritos de Panem. 



A tensão nos Distritos faz com que Katniss desconfie que algo está errado. Mesmo assim, ela e Peeta ficam noivos, causando frisson na Capital. Logo os preparativos para o casamento estão sendo orquestrados, inclusive um concurso para escolher o vestido da noiva. Porém, faltando pouco tempo para a cerimônia, o presidente Snow anuncia as mudanças que ocorrerão na 75ª edição dos Jogos Vorazes - a terceira edição do Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos. Devido às mudanças, Katniss e Peeta terminam retornando à arena.



Depois de ler Jogos Vorazes, fui com muita sede ao pote "Em Chamas" e, confesso, não me decepcionei. Um livro fluido, tenso e emocionante. Apesar de o início não ser tão movimentando quanto às duas últimas partes, Katniss evoluiu um pouco e deixou de ser tão irritante, embora ainda estivesse com o coração e as ideias divididos. Inicialmente, temi que a segunda arena fosse idêntica à primeira, mas à medida que virava as páginas, descobria que tudo era novo e muito mais empolgante do que no livro anterior.



Amei o cenário escolhido para compor a segunda arena. Os novos personagens também são incríveis! Não posso esconder que prefiro os personagens masculinos - Peeta, Finnick e Haymitch são os meus queridinhos da série inteira. Em minha opinião, esse é o melhor livro da trilogia. A leitura foi tão prazerosa que não resisti e reli Em Chamas cerca de duas semanas após a primeira vez.


Particularmente, não simpatizo muito com as capas da série, mas amo a cor laranja e a imagem do Tordo. A diagramação é semelhante à do livro anterior, simples, com alguns detalhes que me agradam bastante. A fonte está num bom tamanho e as páginas amareladas colaboram para o conforto da leitura. Encontrei alguns errinhos de revisão, nada que atrapalhe a leitura - em especial, se considerarmos que li primeiro a versão pirata.

Como quase todo mundo já sabe, Em Chamas também foi adaptado para o cinema e a estreia está prevista para novembro desse ano - assim espero. Limitei bastante o uso das imagens do filme, pois não queria soltar spoiler sobre a arena.

Recomendo o livro a todos que gostam de Romances Distópicos com uma boa parcela de ação e um toque suave de romance.



Classificação:

13 comentários:

  1. Oi, Isie.

    Como já está cansada de sabe, amo essa série! Acho que de todos, também prefiro o livro 2, não tenho muita certeza disso, pois amo a série toda, mas se for pra escolher um, escolho esse. kkkk
    Também prefiro os rapazes, adoro esses personagens que citou.
    O livro é realmente bom!

    Beijão :)

  1. thaila oliveira disse...:

    oi Isie, tudo bem!
    Eu sempre fico empurrando e empurrando essa leitura. Sei que deve ser um livro bacana, é de uma autora consagrada esta sendo adaptado ao cinema, mas não sei ainda não achei a liga, a quimica de eu com o livro, lerei só não sei quando, quem sabe terei uma grata surpresa?

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  1. Luara Cardoso disse...:

    Oi Isie!
    Eu tenho que passar logo esse livro na frente, o filme tá batendo na porta praticamente! :O
    Amei Jogos Vorazes e to com expectativas super altas com ele! :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  1. Unknown disse...:

    cara sou uma das poucas que nao curte o universo de jogos vorazes

  1. EscutaEssa disse...:

    Oi Isie
    Eu li o primeiro livro da série e achei bem legal, os outros eu ainda vou comprar :)
    Parabéns pela resenha!!

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

  1. Unknown disse...:

    Não li nenhum livro da trilogia, mas tenho muito vontade :)
    Lindo seu blog e já estou seguindo...

    Bjs
    theplugados.blogspot.com

  1. Larissa disse...:

    Há pouco tempo li o primeiro e mesmo tendo a trilogia, ainda não li o segundo e nem o terceiro por falta de tempo. =/

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

  1. Unknown disse...:

    Gente
    to louca para que esse filme saia logo!
    Ótima resenha :D

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    -Sorteio de um Creme Silicon Mix-

  1. Unknown disse...:

    Bom, Olá! Sou novo por aqui, porém estou trabalhando sem para sem parar, para colocar um conteúdo de qualidade, estou te seguindo, e sempre estarei aqui comentando! Beijo!

  1. Suzana disse...:

    Eu só assisti o primeiro filme e não fiquei mt fã, mas dizem que o livro é mil vezes melhor, né? Quem sabe eu leia >.<

    Adolecentro

  1. Unknown disse...:

    Uau, se tem uma série no mundo que estou curioso para ler, é Jogos Vorazes!! Assisti o filme, adorei, achei a história super inteligente e logo vi que aquele era o verdadeiro sucessor de Harry Potter (me desculpem, fãs de Crepúsculo). E, com a sua resenha, fiquei ainda mais entusiasmado e vou correr pra adquirir a série.
    Lindo blog, já estou seguindo!
    O meu ainda está no início, se quiser ir lá dar uma olhadinha, ficaria muito agradecido.
    Abraços!
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

  1. Elaine Borges disse...:

    Olá, Isie.

    Se você achou em Chamas o melhor livro da trilogia, é porque ainda não leu A Esperança.
    Ah, Isie, quando você assistir o filme, faz a resenha aqui no blog.

    Beijos.

  1. Oi, Elaine.

    Eu já havia lido A Esperança quando resenhei Em Chamas. ;) Vou resenhá-lo, sim. Mal posso esperar o dia do lançamento!

    Beijos!

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!