Amizade pela internet

domingo, 21 de julho de 2013

Ontem foi o dia do aniversário da minha sogrinha e também o Dia do Amigo. Recebi muitas mensagens carinhosas, tanto no celular quanto no Facebook, e hoje resolvi abordar um tema ligado à amizade aqui no blog: amizade pela internet. 

Você tem algum amigo que conheceu pela internet, alguém que entrou em sua vida por acaso e foi ficando, ficando, ficando... e quando você percebeu não havia mais como se distanciar dele? Eu tenho algumas pessoas assim, três em especial. 

Luciana Matos é a primeira delas. Alguém que conheci no finalzinho de 2009, num site sobre animais de estimação, a comunidade Arca de Noéoriginal de Portugal. Em meio aos amigos portugueses, encontrei uma soteropolitana muito gente fina. Como moramos na mesma cidade, conseguimos nos encontrar em abril de 2010. Tiramos fotos juntas, comemos, rimos, nos divertimos... Foi muito legal. Infelizmente não consigo mais acompanhar a Arca de Noé, mas ainda guardo um carinho imenso por todos os amigos de lá.

Camila Deus Dará é a segunda delas. Conheci a Camila em dezembro de 2011, no Fórum Escreva Seu Livro, e não faço ideia de como começamos a trocar e-mails - desculpa, amiga. Logo estávamos conversando e visitando o blog e o tumblr da outra - acho que ela aposentou o tumblr e criou um blog por minha influência (Ninho de Fogo). Eu e a Camila somos muito diferentes, mas, em contrapartida, também somos muito parecidas. Atualmente ela lê quase tudo que eu escrevo, e eu fico ansiosa para que ela escreva e envie alguma coisa para meu e-mail. Além de nos falarmos por e-mail - compartilhando fotos e fatos das nossas vidas -, pelo fórum e pelo Facebook, também somos parceiras de blog.

Em terceiro lugar, e não menos importante - sem dúvida a pessoa sobre quem mais sei o que dizer -, Gisela Santanna

Também conheci a Gisela no Fórum Escreva Seu Livro, em abril de 2010. Não me lembro exatamente como aconteceu, mas trocamos e-mails e começamos a conversar. Inicialmente, falávamos sobre as histórias que estávamos escrevendo. Depois começamos a trocar fotografias e a falar sobre nossas vidas - família, estudos, projetos, sentimentos... Não demorou muito, viramos melhores amigas de infância.

Gisa, como a chamo carinhosamente, me enviou o original do seu livro, Memória Marte (Livre, Leve, Livro), que ainda não havia sido lançado, e eu tive o privilégio de acompanhar "de perto" - por e-mail - todo o processo até o lançamento do livro. Trocávamos muitos e-mails por dia, cerca de trinta, talvez mais. A gente conversava tanto que, até mesmo quando estava na faculdade à tarde, eu buscava pausas para verificar os e-mails e saber se já havia alguma resposta dela. Gisa leu praticamente tudo que eu escrevi durante dois anos, a opinião dela sempre foi muito importante para mim.

A diferença de idade entre nós duas também é algo interessante. Como sou dez anos mais velha do que ela, já me vi em situações bastante delicadas... Mas ela também já me deu muitos conselhos, apesar de ser mais nova. E quem foi que disse que as irmãs mais novas não têm experiência de vida? É exatamente assim que eu a considero hoje, como a irmã mais nova que meus pais não me deram. Sou grata por tê-la conhecido, mesmo da forma mais improvável de se conhecer um amigo verdadeiro, e de tê-la como amiga fiel há mais de três anos. Planejamos nos encontrar pessoalmente em breve, ainda esse ano, e eu mal posso esperar para que esse dia chegue.


É claro que eu tenho muitos outros amigos de internet, mas existem alguns que eu não posso deixar de citar: Mônica Cadorin (grande escritora e parceira do blog), Leonardo Schabbach (mestre que é mestre não precisa saber que está ensinando. Obrigada, Leo!), Michel Filipe Pamplona (sempre lendo meus textos... E confiando na minha opinião), Eddy "Oliver" (você é um bom escritor, vá em frente) e Renato César (um rapaz que tem projetos lindos - mas você está bem sumido, hein, tio?!).

Por fim, deixo o trecho de um poema de Vinícius de Moraes:

Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, 
os amigos devem ser amigos para sempre...” 

Ainda que tenham se conhecido pela internet.

13 comentários:

  1. Ah, que linda, Isie, fiquei emocionada, de verdade. kkkk
    Adorei!
    Eu também te tenho como uma grande amiga, alguém que confio. Confio não só na amizade, mas também na opinião. kkkkk
    Você é linda, Isie, não só por fora, mas por dentro também, sempre tão atenciosa com todo mundo.
    É verdade, somos diferentes, mas parecidas, tudo ao mesmo tempo, deve ser por isso que nos damos bem. kkk

    Ah, começamos a trocar e-mails depois que te pedi para me dar sua opinião sobre Ninho de Fogo, acho que foi assim que começou. :)

    Um grande beijo no coração e saiba que os sentimentos são todos recíprocos. :)

  1. Amanda Tôrres disse...:

    Tenho tres amigas pela intenet e acredite se quiser mas uma delas é da Arábia Saudita e eu conheci pelo tumblr e já faz dois anos que nós conversamos praticamente toda semana hahaha Eu acho legal essa oportunidade que a internet nos dá de conhecer gente de lugares totalmente diferentes mas qque por alguma motivo se identificam conosco :)
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

  1. Unknown disse...:

    Amiga, isie. Só tenho a agradecer todos os momentos que (mesmo na internet) passamos juntas.
    Você sabe que eu desejo sua felicidade sempre, e agradeço por poder ser mais feliz contando com sua presença, conselho e amizade.

    Um beijo e muito sucesso o/

  1. Renato Almeida disse...:

    Devo confessar que antigamente não acreditava muito na possibilidades de se criar amigos(as) na internet, mas vejam só depois que ganhei um computador, e criei o blog ganhei vários, alguns com o tempo deixaram de ser "amigos", outros até hoje permanecem do outro lado da tela. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
    Sem esquecer de desejar atrasado, feliz dia dos amigos.

  1. thaila oliveira disse...:

    ter amigos é tudo de bom! não importa se estão perto ou longe, reais ou virtuais, eu tenho amigos virtuais que simplesmente adoro de paixão e sei que posso contar
    :)
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  1. Paloma Viricio disse...:

    Aiii que texto lindo, Isie! Também fiz muito amigos pela internet...e inclusive conheci muitos deles. A internet não é somente um local perigoso como muitos ditam por ai...também podemos conhecer boas pessoas com os mesmos ideais que nós, né?
    Parabéns para sua sogrita também.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

  1. Unknown disse...:

    amizade a gente conta no dedo né, não é algo que seja fácil de manter, mas é dificil de achar.

  1. que post fofo!!!
    adorei, dia do amigo com certeza é uma data mega importante!

    Beijos

  1. Nicole Siebel disse...:

    Oi, Isie. Amizade é amizade sendo virtual, real, de infância... Também tenho muitos amigos virtuais que se tornaram muito queridos e praticamente irmãos. É muito bom ter a internet como um meio para conhecer outras pessoas e fazer/manter amizades. Desejo um Feliz dia do Amigo atrasado a você!
    Beijos,
    Niki - http://www.meigaemalefica.blogspot.com

  1. Legal, Isie.

    É engraçado mesmo como algumas amizades surgem e se desenvolvem pela internet. Não tenho muitas, mas algumas.

    O que posso dizer é que você tem um coração de ouro. E, da minha parte, que eu agora pretendo voltar a aparecer mais aí pelo mundo da net e a me comunicar mais com você e com a Gisa!

    Também vou tirar um bom tempo pra ler o blog. Se prepare! Haha.

    Grande Beijo,
    Leo.

  1. Oi Isie, uma menina também comentou que não consegue ver as imagens do post.. mas aqui esta tudo normal :/ as fotos são de autoria da modellita.. as veses é isso! Uma pena, mas qualquer coisa só entrar no site e procurar por calçinhas.. rs, ninguém mais falou nada! Enfim..
    lindo seu post, minhas amigas virtuais são as blogueiras, e devo a elas parte da minha felicidade com o blog e tudo mais.. amei o texto!! bjj

  1. Olá Isie, tudo bem?

    Assim como você, tive a oportunidade de fazer vários amigos através da internet. Alguns pelo blog, outros pelo meu trabalho, mas todos muito especiais e presentes em minha vida. Por isso acredito que amizade para ser verdadeira não precisa de contato físico, mas de comprometimento. Espero que todas as pessoas que eu amo e que fazem parte desse meu grupo, permaneçam em minha vida. E de verdade, desejo o mesmo pra você. Ademais, parabéns pela bela homenagem que você fez aos seus amigos, tenho certeza que eles adoraram.

    Beijos,
    Isabelle | http://www.blogmundodoslivros.com/

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie!
    O meu melhor também é virtual. Já nos conhecemos (virtualmente, só) há mais de um ano, e ele me ajuda muito, por ser mais experiente e tal.Nos divertimos muito. A internet tem esses benefícios. Mas, virtual ou não, ter amigos é tudo de bom.Parabéns pelo texto e adorei conhecer um pouco mais de você.

    Um beijão

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!