Seis coisas que eu mudaria no seu blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2012



Olá, pessoal. Venho hoje trazendo uma postagem um tanto diferente, que fala não sobre literatura mas sobre nossos blogs. Assim como vocês, eu amo ler as postagens dos amigos, porém, nessa caminhada pela blogosfera, tenho encontrado algumas pequenas dificuldades. Pensei nisso durante um tempo e cheguei à conclusão de que nem sempre a gente tem noção do que pode haver de errado ou de menos atraente em nossas páginas. Como diz aquela equivocada propaganda do cartão Visa - e aqui o conselho é verdadeiro! -, "às vezes, é bom ter um amigo para avisar".


Seis coisas que mudaria no seu blog



Confirmação de letras

Eu sei que a maioria dos blogueiros cujos blogs pedem confirmação de letras nem tem ideia que isso ocorre, mas vou escancarar um segredo: tem dias em que essas letrinhas quase conseguem me roubar a paciência. Por mais que eu digite o código corretamente - ou pense que o fiz -, nunca dá certo! São três, quatro, cinco tentativas às vezes. Além de nos fazer perder tempo, ainda podemos perder o comentário.

Comentários que abrem em outra guia

Gente do céu! Sabe quando sua internet está mais lerda do que lesma? Agora junta isso com o ter que abrir mais uma página... Nossa! Nos dias em que a provedora aqui de casa está de TPM, eu termino ficando por associação.

Cursores personalizados

Oh, mon Père! Eles são tão fofos, não é? Eu sei, acho mesmo. O problema é que acertar os links com eles é um desafio e tanto para mim. Seria legal se os cursores fossem fofos e mantivessem a mesma presteza que o cursor padrão. Em resumo, o blog fica mignonette (um primor), mas eu me embanano toda.

Bonequinho do twitter 

Confesso já ter me acostumado com eles, mas ainda fico agoniada quando param bem em cima do texto. Não que seja incomodativo ao extremo, só acho que eles nos obrigam a mexer na tela, e isso quebra o ritmo da leitura.

Músicas ou barulhinhos que não param

Eu sei que algumas músicas são muito inspiradoras, mas acontece que cada pessoa tem a sua própria playlist inspiradora. Eu, simplesmente, não consigo me concentrar direito na leitura quando não estou habituada a tais e tais músicas; elas roubam minha atenção. Na verdade, não sou contra aos blogs colocarem músicas, só penso que elas precisam vir com as opções PLAY, PAUSE e STOP. 

Fonte pequena, cores claras e/ou fluorescentes

Por mais que a gente queira inovar deixando a nossa página com carinha de caderno pessoal, precisamos compreender que blogs, especialmente os literários, têm como objetivo principal a leitura. Se a fonte do texto for pequena ou complicada de discernir, tiver uma cor muito clara, berrante ou fluorescente, o objetivo do blog ficará claramente prejudicado. Então, muito cuidado na hora de escolher as fontes e as cores. Quanto mais confortável - além de divertida, inteligente e interessante - for a leitura, mais o visitante sentirá vontade de retornar.


*****

Talvez o seu blog apresente uma ou mais dessas alternativas que listei. Independente de ele se encaixar ou não, gostaria que você deixasse sua opinião acerca disso e das coisas que gostaria de mudar no meu.


23 comentários:

  1. Eu concordo totalmente com você, e de tudo que vc disse eu nem sei qual eu odeio mais :s Mas acho que ainda é a confirmação de palavras e o passarinho do twitter incomodando! kkkkk

    Deixei meu G+1 aqui na lateral do seu blog, vc pode retribuir? Beijos flor!

  1. Concordo com a maioria.
    Sobre os cursores, juro que nunca tinha reparado nisso. kkk
    As músicas me deixam nervosa também, principalmente quando estou de madrugada e o volume do som está alto, ainda mais quando começa a tocar aquelas músicas de balada. KKKKK
    As letrinhas de confirmação são um problema, ainda bem que avisou sobre isso antes... kkk
    Adorei o post!

    Beijos :)

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie, quando vi que você falou da fonte pequena, eu me lembrei de mim mesma tentando mudar o bendito tamanho dessa fonte pelo código html, e não estou conseguindo =/ enfim, se você souber como muda, me ajuda, por que já tentei de vários jeitos kkkk fonte pequena também é algo que me incomoda =x

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

  1. Oi, Jeh.

    Também não sei, sou leiga no assunto. É tão ruim quando a gente acha o Layout perfeito, mas ele tem um detalhe chato, né? Aqui no meu blog é a barra de páginas que me incomoda... Olha, mas a sua fonte não está tão minúscula assim, não. Tenta editar na própria postagem, mudar a fonte para "Verdana" pra ver se ajuda; foi o que fiz no meu.

    Beijos!

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie,

    Concordo plenamente com você. O que mais me incomoda nos blogs são as músicas, porque já aconteceu de estar em algum lugar silencioso, e quando abri o blog a musica começa a tocar. E lembrando que, nunca lembramos de deixar o volume do notebook baixo.
    Sou mestre em encontrar esses blogs nesses momentos...rs

    Bjinhos

  1. Unknown disse...:

    Bom dia
    É verdade confirmação de letras as vezes não é mt legal mesmo,textos claros demais e musicas também incomodam

    beijos e ótimo fim de semana

    http://jhdocemel.blogspot.com/

  1. Taty disse...:

    Gostei do post, detesto as letras de confirmação amo comentar mas ter que escrever as letrinhas toda vez é um saco hehe, também não gosto de comentários em outras guias mas os links eu gosto, não gosto do passarinho ele sempre para em cima do que estou lendo dá vontade de cutucar ele pra voa pra outro lugar, musiquinhas são irritantes coloca o link do youtube eu clico lá e vejo o que você quer mostrar melhor do que ficar ouvindo toda hora rsrs, cores e fontes são um problema não volto muito nos blogs que não consigo ler direito, gosto dos cursores personalizados são bonitos e interessantes mas não coloco no meu blog por que é muito glamour pro meu gosto hehe

    bjos

  1. Unknown disse...:

    nem me fale quas tudo q está ai eu odeio muito.
    cara uma vez eu desisti de seguir um blog pq toda hora aquele verificador de palavras dizia q estava errado, passei quase um mes tentando comentar em uma postagem e eu nao consegui.
    parei de seguir e a menina parou de me seguir co mraiva
    até entrei em contato com ela pelo twitter pra avisar mas ela ficou com raiva mesmo.
    as cores florescentes dependendo do que é até legal, mas as vezes atrapalham muitoo mesmo.

  1. Suzana disse...:

    Concordo plenamente rs Os piores daí são a confirmação (toma muito tempo!) e o bonequinho maldito do tt =x kkk

  1. Olyvier disse...:

    Detesto as confirmações de letras =/

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

  1. Pâm disse...:

    Nuuuuuus... Super concordo com você, todas são um saco. Mas, de todas, na minha opinião, a pior é a confirmação de palavras :@
    Me deixa SUPER iritada e dependendo eu nem comento mais no blog!

    Bjinhos ;*
    Pâm

  1. Sofia disse...:

    Super verdade, Isie! Ontem e hoje mesmo me deixou super 'sem paciência' isso de confirmar comentário. E o pior é que eu nem sabia que o blog também tinha isso, descobri no começo do ano, poxa! Também não sou muito fã de cursores personalizados! Não me incomodo muito com os outros!

    Beijos

  1. Unknown disse...:

    Nossa,Isie concordo com as coisas que você citou em seu post :// principalmente,quanto a confirmação de letras.. ai ai! =x
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

  1. Nanda disse...:

    Oi Isis, super digno esse post!
    Concordo plenamente com tudo que você falou, essas coisas me incomodam demais também :/ O bonequinho do twitter eu odeio totalmente, kkkk. inha um blog que eu visitava que tinha um que sempre ia pra cima do texto, me irritava tanto que eu parei de ir, era muito chato .-. rs. O curso até não me incomoda TANTO quando não são muiiiiito cheios de frescura , rs.

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

  1. EscutaEssa disse...:

    Oi Isie,
    Adorei o seu post, realmente essas coisinhas incomodam mesmo rsrs
    Eu também faço igual a vc, quando penso que acertei as letras de confirmação, que nada, lá vou eu digitar tudo novamente e lá vai tempo, né?

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

  1. Isabel disse...:

    Acho os cursores e os barulhinhos tão 2004! Também gostaria que os blogueiros que sigo eliminassem essas coisas de seu blog. Acabei de checar, e o meu não tem nada disso hihi

  1. David Costa disse...:

    Oi Isie. Confirmação de palavras é o UOL do borógodó rsrsrs. Já cheguei a ficar até 20 minutos tentando comentar em um blog e essa maldita confirmação nunca dava certo.

    David - Leitor Compulsivo

  1. Lauri Brandão disse...:

    O grande problema do meu layout é que não posso mudar a cor dos posts. ¬¬'
    Daí não consigo mudar a cor das letras do post, tem que ser cinza escuro toda vida rs. Isso me inerva um pouco rs.
    Odeio qndo vou comentar em um blog e abre em outra página, nossa isso me irrita muito. A pessoa até perde a vontade de comentar.
    Adorei o post, vai dar muitos "choques" em blogs que fazem isso.
    X Bienal Internacional do Livro do Ceará.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

  1. Leandro de Lira disse...:

    Oi Isie!
    Eu concordo com todas as suas dicas de mudança. Geralmente todas irritam bastante.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

  1. Kelly Machado disse...:

    Oiiiiiiiiiii Isie *-*
    Nhaim, usinho Pooh é uma fofura, gosto até hoje! kakjskajskas
    mto obirgada viu!
    e legal o assunto abordado, pois, todos os tópicos estão corretos, concordo com vc!!!
    Lindo final de semana
    Beeijosss

    http://delicadinhah.blogspot.com.br/

  1. Raquel Machado disse...:

    Oi flor
    Adorei o post e um assunto pertinente e assim concordo contigo em genero, numero e grau as vezes um bom senso e bom ne.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

  1. Elder Ferreira disse...:

    Eu tava pensando em fazer um post nesse estilo, mas você já fez esse grande favor.

    Eu concordo com tudo e enfatizo no mouse com estrelinha, que solta pirlimpimpim. Caramba, eu quando vejo já até abandono o blog, deixo pra outra vez em que eu estiver com mais paciência.

    Eu destacaria, fora esses, o uso errado dos widgets, algumas pessoas enchem suas colunas de widgets que não são necessário e que só poluem visualmente o blog. Por exemplo, o widget do aquário que tem que alimentar os peixinhos ou widgets de relógio, digo, já não tem um relógio ali no canto inferior direito do monitor?

    Eu acho que o mouse cheio de coisinhas me incomoda muito justamente por estar incluído nesse ponto da poluição visual.

    Se um dia eu tiver tempo, eu faço um post sobre boas práticas para blogueiros me embasando nos padrões pra web criados pela W3C.

    Abraços.
    Elder Ferreira.

  1. Anônimo disse...:

    Concordo com tudo, as vez se o blog não tiver bem visualmente, eu nem leio. Passo direto para o próximo :)

    Beijo!

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!