[Resenha] Ela disse, Ele disse - de Thalita Rebouças

sábado, 24 de setembro de 2011

Depois de quase uma semana sem postar, e como sábado é sempre sinônimo de diversão, resolvi trazer a resenha de "Ela disse, Ele disse" da jornalista e escritora Thalita Rebouças - já não era sem tempo... Eu me diverti bastante com esse livro, espero que curtam.

___________________________________________


Sinopse:

Primeiro dia numa escola nova é sempre complicado: a gente se sente um peixe fora d’água. Enquanto todos os outros alunos são (ou ao menos parecem ser) melhores amigos de infância, os novatos ficam pelos cantos, sem jeito, pensando em qual seria a melhor tática de aproximação.

Mas será que fazer amigos e se adaptar a uma nova realidade é mais fácil para uma menina ou para um menino?

Este é o ponto de partida de Ela disse, Ele disse. Leo e Rosa são dois típicos adolescentes que revelam como passaram pela dureza do primeiro ano num colégio novo.

Amizade, futebol, paixões, ciúme, bullying e as armadilhas da internet são alguns dos ingredientes que dão sabor a essa história com dois narradores e dois pontos de vista.



  • Editora: Rocco – Jovens Leitores
  • ISBN: 9788579800511
  • Autor: Thalita Rebouças
  • Ano: 2010
  • Páginas: 192
  • Título Original: Ela disse, Ele disse



Quem ainda não teve contato com o trabalho de Thalita Rebouças, no mínimo, deve imaginar que seus livros sejam super divertidos. Ela escreve especialmente para o público adolescente - de 10 a 16 anos - e suas histórias são tão leves que se tornam irresistíveis a qualquer faixa etária - desde que o leitor esteja com vontade de rir. Resolvi ler “Ela disse, Ele disse” no início desse ano com o propósito de pesquisar - escrevia um romance voltado aos adolescentes e jovens adultos (leia o prólogo do meu livro Sobre Nós) - e me empolguei.

Narrado em primeira pessoa, alternando capítulos sob a perspectiva de Rosa e Leo, “Ela disse, Ele disse” conta a história de dois adolescentes que se conhecem em seu primeiro dia de aula num colégio novo. Meio sem saber como as coisas serão dali para frente, esses dois narradores começam a conversar. Rosa encanta-se de imediato por Leo que, na verdade, a acha meio chatinha e tenta apenas parecer agradável. À medida que os dias avançam, eles começam a nutrir certa amizade e vão se envolvendo com o ambiente e com os demais personagens da história. Logo, Rosa se engaja num grupinho de amigas e Leo se torna popular. Mas, como era de se esperar, eles passam a pensar demais um no outro e descobrem-se apaixonados. É quando Thalita nos presenteia com a surpresinha do livro: a pequena Ludmila, uma garotinha tão esperta que mais parece adulta.

Bem, não vou narrar o livro inteiro aqui. Apenas posso garantir que a leitura é super divertida. Thalita mostra com bastante leveza a relação moderna entre pais e filhos - e ambos os personagens principais são filhos de pais separados. A autora também é muito competente ao abordar a questão do bullying no colégio. Porém, como nem tudo são flores, tenho algumas coisinhas negativas a dizer. O linguajar carioquês é bastante pesado e o jeito do pai de Leo, em certos momentos, me pareceu meio fora da realidade - sobre isso, contudo, talvez quem esteja meio fora dessa realidade seja eu.

No geral, o livro é mesmo nota dez! Se você gosta de histórias que nos fazem rir da primeira à última página, eu recomendo a leitura de “Ela disse, Ele disse”.



0 comentários:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!