[Resenha] A Esperança

sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Olá, queridos amigos e leitores! Após vários dias do meu novo sumiço - dias corridos, além do cansaço e da preguiça pela gravidez -, venho com nada mais, nada menos que a resenha de A Esperança, último volume da trilogia Jogos Vorazes. Obviamente, quem não leu os dois primeiros livros da série encontrará spoilers. Caso deseje seguir adiante mesmo assim, recomendo a leitura das resenhas de Jogos Vorazes e Em Chamas.


Título original: Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
Gênero: Romance Distópico
Páginas: 421
Ano: 2011

Sinopse

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss assumir ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Resenha

O Distrito 12 está destruído e a grande maioria dos amigos e conhecidos de Katniss estão mortos. Por sorte e habilidade, Gale conseguiu salvar a família dela, antes que a Capital conseguisse transformar o 12 em meras cinzas. Na nova moradia, o Distrito 13, Katniss descobre que a liberdade ainda não está conquistada. Diferente do Distrito 12, onde as pessoas passavam fome por falta de alimento, no Distrito 13, embora haja comida suficiente, as pessoas são alimentadas com porções regradas de ração humana, balanceada e nutricionalmente elaborada, em pequenas quantidades, apenas o necessário para sobreviverem.

Devido ao costume de Katniss e a sua necessidade de estar livre, Coin, a líder do Distrito 13, permite que ela dê alguns passeios monitorados pela floresta, visto que as instalações do Distrito são subterrâneas. Há muitas regras a serem seguidas, isso restringe ainda mais a liberdade de Katniss que teme ficar louca. Mas logo Coin decide utilizar a imagem dela para transmitir anúncios de TV à Capital. Várias cenas são preparadas e editadas com a heroína vestida em trajes de Tordo previamente confeccionados por ninguém menos que Cinna. Não satisfeita com as breves aparições na TV da Capital - para ela propaganda não é nada em comparação com a luta na verdadeira revolução -, Katniss decide visitar outros Distritos atacados pela Capital. Então o conflito Capital X Distrito 13 começa a se estreitar.

Um livro muito bem escrito, sem sombra de dúvidas. A Esperança nos conduz numa leitura eletrizante e emocionante. Ficamos tensos e ansiosos pelos acontecimentos e pelo que imaginamos poderá acontecer. Contudo, em minha opinião, não foi o melhor volume da trilogia como muitos blogueiros afirmaram. Apesar de trazer mais ação e estratégia do que os dois volumes anteriores, A Esperança me deixou com a pior das impressões a respeito de Katniss. Se o leitor atento e crítico prestar atenção aos fatos, notará que nenhum dos sacrificados nesse livro precisaria morrer se Katniss não fosse tão orgulhosa e tão teimosa. Senti muito por algumas perdas e continuo achando que Katniss deve ter se culpado por cada uma delas.

Quanto ao final, que muitos especularam não passar de uma fantasia da cabeça de Katniss - afinal de contas, ela e tantos outros ficaram mesmo com trauma de guerra -, considerei real. Depois de tanto sofrimento, nada como um resquício de alegria para diminuir o peso. Confesso ter chorado em algumas partes. Repito, o livro é muito bom! É intenso demais. Tem muita ação. Só não tornou Katniss a pessoa que ela pareceu estar se tornando em Em Chamas; isso para mim foi decepcionante.

Obviamente eu recomendo a leitura de A Esperança. Aliás, recomendo a leitura da trilogia inteira! Apesar das minhas críticas quanto ao último volume, foi a melhor série que já li ou iniciei. Assim, em caso de dúvida, leia a trilogia Jogos Vorazes. Você pode até chorar ou ficar meio irritado, como eu, mas não vai perder nada. Até mesmo essas sensações serão ganhos. Recomendadíssimo!

Classificação:



22 comentários:

  1. Camila disse...:

    Nunca li nada dessa autora, tenho muita vontade...
    fiquei louca para ler esse *-*

  1. Gabriele Santos disse...:

    Ainda não li a trilogia, e nem vi o filme porque só vou ver depois de ler os livros kkkkk
    Li a resenha toda apesar de saber dos possiveis spoleirs e adorei.
    acho que as reações sobre o final serão variados e isso é ótimo né rs
    só fiquei com mais vonbtade ainda de ler.
    http://www.viciodiario.com/

  1. Unknown disse...:

    eu acho que sou a única q não quer ler sahuashuashushu
    mas fico feliz que tenha gostado amore

    Seguindo o Coelho Branco

  1. thaila oliveira disse...:

    Isie esse é o único livro da trilogia que não tenho e pelo que vi da sua resenha ele fecha o livro com chave de ouro e deu vontade de ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

  1. Déborah disse...:

    Ainda não li a trilogia e nem tenho muita vontade.
    Mas a sua resenha ficou muito boa.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

  1. Blog da Alê disse...:

    Oi tenho a trilogia mas não li ainda, ta na fila mas confesso que vi vários comentários favoráveis a trilogia.
    Até assisti ao filme,mas sei que nunca é como nos livros,espero conseguir ler logo.
    Uma ótima dica de leitura,gostei me atiçou mais a curiosidade para ler logo logo.
    Abração,
    Alexandra
    http://magiasbook.blogspot.com.br

  1. J. A. Santos disse...:

    Pera, você está gravida? Como? Eu li isso produção? E Jogos vorazes é minha 4ª série favorita, vou assistir Em chamas no cinema semana que vem. Tô morrendo de ansiedade. Eu também me decepcionei um pouco com A esperança. E chorei com a morte daquele personagem com F que morre pelas bestantes. Tem post novo lá no blog passa lá.
    Abraços,
    J. A. Santos.

  1. Livros e Tsurus disse...:

    Como ainda não li nenhum livro da série, não li sua resenha.
    Aliás, ainda nem vi o filme. Eu quero ler o livro primeiro.
    Por sorte eu já consegui os três, agora só falta tempo pra ler.


    Beijos!
    Livros e Tsurus

  1. Oiee sua linda =)
    menina, ainda não li essa série, estou muito curiosa, mas se for ver o filme vou deixar de ler, por isso não assiti ao primeiro, mas estou muito tentada em ir ao cinema.
    Bem eu li a resenha, que pena que ficou decepcionada, acho que li algo que não deveria, já que pretendo ler , kkkkkkkkkk, mas ok ainda estou curiosa.
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

  1. Ei Barbara Sá disse...:

    Preciso criar vergonha na minha linda cara e concluir essa trilogia.
    Vi tantas resenhas negativas de A Esperança que desanimei. Confesso que sua resenha me deu um gás e eu quero saber que fim Katniss e Peeta terão, haha.
    5 Estrelas é bom... Muito bom!!

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

  1. Lauri Brandão disse...:

    Tenho muuuita curiosidade de ler essa série, mas a falta de tempo e de grana me impedem rs.
    Adorei tua resenha, e pretendo ver o filme e quem sabe não compro os livros no caminho? rs.
    Resenha #120 - Amante Consagrado - Irmandade da Adaga Negra - Livro 6 - J. R. Ward.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

  1. Luara Cardoso disse...:

    Ai, Isie, e eu que até agora só li Jogos Vorazes?
    Preciso completar logo essa trilogia!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  1. Fashion Jacket disse...:

    Quero muito ler esse!!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

  1. Leandro de Lira disse...:

    Oi Isie!
    Sinceramente, considero a trilogia Jogos Vorazes uma das piores que li.
    Li e tenho apenas os dois primeiros livros, mas não curti nenhum. Considero a Katniss uma protagonista extremamente irritante e até fraca, em muitos momentos. Ao ler sua resenha, pude perceber que ela provavelmente me irritará MUITO no último livro. Lerei até esperando por isso.
    Enfim, gostei de saber sua opinião e fico feliz que tenha gostado, acima de tudo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

  1. Pâm disse...:

    Não sei porque, mas nada sobre os livros e filme me chamou a atenção!
    Mas, realmente tem muita gente que curtiu, desta vez eu fui exceção rsrs

    Bjinhos ;*
    Pâm

  1. Oie
    que linda, não sabia que estava gravidinha. parabens.
    Eu não curti muito A esperança. Achei o fim brusco, as cenas confusas, enfim, pra mim foi decepção.
    bjos
    www.mybooklit.com

  1. Hey Isie, quanto tempo!! E eu que não li nenhum dos três livros =x

    Beijo,
    Felipe
    http://www.neuronio.blog.br/

  1. Suzana disse...:

    Muita gente fala bem dessa trilogia, mas eu não sinto vontade de ler :( Talvez porque vi o primeiro filme e achei muito sem graça, mas claro o livro é sempre melhor, né? >.<

  1. Elder Ferreira disse...:

    Embora não seja a melhor série da minha vida, confesso que tô bem empolgado com Hunger Games (principalmente por causa do segundo filme, e olha que nunca assisti nenhum dos filmes). Mas a história do segundo consegue capturar a atenção do leitor, principalmente com o texto sobre revolução e opressão. Não li o terceiro por falta de tempo, mas algumas pessoas já me falaram que provavelmente eu vou curtir mais o terceiro. Enfim, espero poder lê-lo logo. Sua resenha deu um bom background do que vou encontrar no terceiro.

    Abraços.
    O Epitáfio

  1. July Gomes disse...:

    Já ouvi falar muito da trilogia,mas nunca me animei para ler.Deve ser por que estou na minha eterna leitura das Crônicas do gelo e fogo. ^^

  1. Raissa Amaral disse...:

    Nunca li nenhum dos livros, o gênero não me agrada muito e fico meio sem paciência para ler livros assim, porém adorei o filme, perdi as contas de quantas vezes assisti e isso me deixou com vontade de ler os livros pra entender alguns pontos, afinal é bem mais detalhado! Bacana a resenha!

    osdetalhesdeumavida.blogspot.com

  1. TB disse...:

    Oi Isie,

    Eu AMO essa Trilogia e para mim esse é sim o melhor livro da série, rs! Mas concordo totalmente com o que você diz - a Katniss é culpada mesmo por algumas mortes.
    Mas, de forma geral, não sou muito fã dela. Nem do Peeta (Team Gale aqui).
    Esse livro, que trouxe mais ação e um final que me agradou bastante de forma geral, concluiu uma série que eu simplesmente me apaixonei por ser totalmente diferente.
    Enfim, sem sombra de dúvidas é super recomendável mesmo!

    Bjs,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!