[Resenha + Filme] Jogos Vorazes

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Olá, amigos e leitores! Depois de muito tempo sem resenhas aqui no blog - culpa de eu ter lido muitos livros de uma só vez e agora não estar dando conta de resenhá-los -, venho hoje com nada mais, nada menos que uma dobradinha de Jogos Vorazes

___________________________________________

Jogos Vorazes

Título original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Tradutor: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
Gênero: Romance Distópico
Ano: 2009 
Páginas: 397

Sinopse

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 



Resenha do livro


Jogos Vorazes conta a história de Katniss, uma garota de dezesseis anos que vive no Distrito 12 de Panem, América do Norte reconstruída. Para salvar a vida de Prim, sua irmã de doze anos, Katniss decide se oferecer como tributo para a 74ª edição dos Jogos Vorazes, que consiste na disputa pela vida entre vinte e quatro jovens de entre doze e dezoito anos, um casal de cada distrito do país, em que apenas um sairá vencedor. 


Na primeira metade da história, conhecemos a realidade dos moradores do Distrito 12. Katniss e seu melhor amigo, Gale, caçam na floresta para garantir a alimentação de suas famílias, mesmo esse exercício sendo considerado um crime. A história já começa no Dia da Colheita, quando os tributos serão escolhidos, e ficamos envolvidos pela relação de Katniss e Gale. Porém, quando a colheita ocorre, logo percebemos a forte ligação que haverá entre a protagonista e seu parceiro tributo, Peeta Mellark. 


Após a despedida, os tributos seguem viagem num trem veloz e bastante luxuoso até a Capital, onde passarão por alguns dias de preparação estética e física, até o momento em que chegarão à arena. É então que as coisas parecem tomar um rumo bem diferente, tanto em relação aos personagens quanto ao ritmo da história. Confesso que demorei alguns dias para chegar ao momento da arena - eu sempre pegava no sono depois de ler dois ou três capítulos -, mas quando os Jogos começaram de verdade, não pude mais me conter, só parei de ler quando Katniss narrou a frase final.


Sei que estou bem atrasada na leitura dessa série - na verdade, ela não me atraía -, e que grande parte dos leitores do blog já leu a continuação, mas não há como não mencionar o triângulo amoroso que está se formando. Muitos são apaixonados por Gale, muitos também são loucos pelo menino do pão, Peeta. E tudo que eu posso dizer a respeito dos personagens é: Rue é linda (Distrito 11); Haymitch é uma incógnita perfeita (mentor Distrito 12); Cinna é maravilhoso (estilista); Gale parece ser incrível; Katniss é forte; Peeta é ingênuo demais - dá mesmo vontade de colocá-lo num lugar onde nada nem ninguém possa machucá-lo.



Comparando com o filme, o livro tem muito mais detalhes. Contudo, achei o filme bastante coerente. A cena final do filme também tem algumas diferenças, e o que eu mais gostei, além de as cenas das mortes e de ação terem ficado muito mais claras e compreensíveis do que no livro, foi o fato de Peeta parecer mais másculo. Certo, eu sou adepta do garoto do pão, fazer o quê, né?

Apesar de ter gostado muito do enredo, do ritmo da narração e dos personagens, senti que Suzanna Collins falhou um pouco na questão da credulidade, especialmente, no começo da história. As lembranças de Katniss me deram a sensação de que a autora escreveu tudo e depois retornou para inserir informações adicionais. Como também sou escritora, utilizo bastante esse recurso, e ouso afirmar que Suzanne escorregou. Outro ponto que considerei falho no livro foi em relação à personalidade de Katniss que oscilou entre amarga, inocente, boba, feroz, falsa e confusa. Não lancem pedras em mim, eu gosto da Katniss e entendo suas possíveis razões, só não concordo com ela.


Bem, resolvo parar por aqui antes que termine soltando spoilers. Quem gosta de histórias distópicas, cheias de ação e com um toque de romance pode ler e assistir Jogos Vorazes, livro e filme, que, sem dúvida, vai amar. Recomendo!


Classificação
Livro 
Filme 

20 comentários:

  1. Elder Ferreira disse...:

    Eu curti Hunger Games e já li Catching Fire (mais interessante que o primeiro por causa do "climão" de revolução) e me sinto impelido a dizer isso: não gosto da Katniss nem um pouco, sério. Se o livro fosse narrado por outra pessoa, seria bem melhor, mas pela Katnissa....argh. Ela é uma menina chatinha demais. Tinha umas horas que dava vontade de dar umas sacudidas nela pra ela parar de "frescurites". MAS, tirando ela, o livro é legal (mesmo não tendo muito sangue, rs).

    O filme ainda não vi e realmente não sei se quero ver... já construí os personagens de um jeito na minha cabeça, não quero que a imagem que eu tenho deles se desfaça com o filme.

    Abraços!

  1. Juliana Guedes disse...:

    Eu amei esse filme, ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas deve ser perfeito.
    beijos

  1. Vanessa Barbosa disse...:

    Já assisti ao filme e gostei, e sempre tive vontade de ler o livro, até pelo fato de sabermos que nunca é fiel ao livro.
    Vou dar um jeito de ter tempo esse ano para ler, pois a história é muito interessante.
    Beijos!

  1. Eu apenas assisti ao filme, e adorei!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

  1. Dany disse...:

    Eu ainda não vi o filme nem li o livro.
    Sou um pouco atrasada rsrs
    Mais pretendo tanto vê o filme como ler o livro tbm.
    Bjos....

  1. Unknown disse...:

    eu já vi o filme, achei muito ruim e meio sme noção sabe
    e sem contar que a história nao me chama atenção, ja até tentei ler o livro, mas nao gostei D:

  1. Eu vi o filme no cinema, amei tannnto! Estava afim de ler os livros, mas o problema é ter eles, não quero comprar, não é uma trilogia que eu iria ler 2 veses, rs.. e só compro livros quando gosto muito ou quando quero ler mais veses.. haha :DD e agora? >< beijos.. ótima semana.

  1. Luara Cardoso disse...:

    Oi Isie!
    A Katniss tanto do livro quanto do filme ainda me confundem. Eu só li Jogos Vorazes por enquanto, então eu ainda não sei se eu gosto ou não dela. Lá no meio pro final ela até que me conquistou, mas ainda falta alguma coisa.

    -

    Isie, agora que eu vi que você me indicou como melhor resenhista de 2012! VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO DO QUANTO EU FIQUEI FELIZ. *-* Seu comentário me avisando lá no blog acabou indo pro spam, e eu só vi agora. :(
    Mas muito obrigada MESMO, não sei nem se eu mereço tanto. Estou muuuuito lisonjeada, de verdade. Não nem mais como te agradecer! uashaush

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  1. Bem, você já sabe que sou uma completa viciada na série, né?
    Tudo que posso dizer é que amei sua resenha.
    Acho que o ator que interpretou Peeta foi perfeito, ele me lembra muito o personagem, só gostaria que seus cabelos estivessem um pouco mais loiros, pois Petta é aquele tipo de loiro por inteiro, até mesmo os cílios. Enfim, estou louca pelos próximos filmes e a única coisa que me deixa triste é que a série possui apenas 3 livros...

    Beijão :)

    Camila- Ninho de Fogo

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie...como está?
    Eu apenas vi o filme. Cometi o erro de assistir antes de ler, o que infelizmente me deixou sem vontade de ler.
    Eu achei o filme forte demais. Sentia uma aflição danada a cada jovem que morria.
    Gostei do Petta..ele é tão expressivo.

    Bjinhos Isie

  1. Anônimo disse...:

    Isie,
    eu não tinha muito interesse nessa estória, até ver algumas fotos do segundo filme, vou assistir o filme e se gostar vou ler :)
    Acho que vou ficar encantado como você

    Beijos

    Rafa
    Blog Melody

  1. Thami Sgalbiero disse...:

    Eu vi o filme e estou louca para ler o livro. Conheço muita gente que já leu o livro e viu o filme depois e dizem que o filme está bem digno do livro mesmo. Estou completamente louca para ler e a sua resenha me deu mais gostinho de ler ainda.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

  1. Paloma Viricio disse...:

    Olá Isie! Espero que esteja melhor.^^ Bom...mesmo você elogiando ainda fico com um pé atrás quando a questão é filme baseado em livro. Não li nada de trilogia, mas gostaria de ter o livros antes de conferir os filmes. kkk só uma precaução. Gostei do post bem incrementado que fez.
    Beijos.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

  1. Olyvier disse...:

    Isie eu amei essa trilogia, amei Rue ^^, ela é tão fofa... Acho que você vai gostar ainda mais de Em chamas é muito melhor que o primeiro, na minha opinião ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

  1. Nicole Siebel disse...:

    Oi, Isie! Adorei sua resenha. Ainda não li essa série, mas ao assistir ao filme fiquei muito curiosa para ler, porque achei história muito boa. Ainda pretendo lê-la e acho que vou gostar... Adorei a resenha!
    Beijos,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com.br

  1. Paloma Viricio disse...:

    Olá Isie! Fico feliz que tenha curtido a promoção e desejo muita sorte!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

  1. Angela Graziela disse...:

    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler/assistir
    Mas quero fazer isso logo
    Claro que dou preferencia a leitura

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

  1. Raquel Machado disse...:

    Oi flor,
    Tudo? Então estou voltando e agora o ano realmente começa. Então sou meio suspeita para falar desse livro/filme pois para mim ele foi um dos melhores de 2012. Suzanne me conquistou com sua historia sei la eu porque mas gostei muito mesmo...e gostei da Katniss ela me pareceu forte e corajosa e fiquei torcendo para ela. Estou louca para ler a continuação.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

  1. J disse...:

    Oiii !!
    Assistir o 1 e 2 filme ! Amei demaiiis ... Comecei a ler a trilogia toda em 4 dias ! Putz Valeu cada HORA ! Perfeitos !!! Não só o triangulo amoroso ! mas outros personagens em volta ! Johanna Mason a MELHOR #DIVA!
    No Final somente lagrimas nos olhos =´)
    Super recomendo ler a trilogia !
    Ps: espero que JV Esperança parte 1 e 2 nn seja tão fiel ao livro p alguns personagens ! bjuuu

  1. Unknown disse...:

    Oi é a primeira vez que vejo seu blog e gostei da resenha, só acho que você errou ao classificar o Peeta como um garoto ingenuo afinal a narradora da historia (Katniss) não teve muitos contatos com ele durante todo a ação que contia tanto no livro quanto no filme e caso se lembrem Peeta conseguiu sobreviver ao banho de sangue do primeiro dia e ainda se juntar aos carreiristas só por ele ter ficado e participado do banho de sangue do 1º dia já é um fato que considerá-lo um bom lutador, imagine o que deve ter feito para impressionar os carreiristas, os livros da Suzanne Collins são muito complexos muitas coisas você só entende depois de ler o livro seguinte, como exemplo no em chamas onde já podemos notar que o simples garoto do pão não é só um filho qualquer de padeiro mais alguém com habilidades de luta eficazes.
    Algo importante que se faltou na resenha foi focar mais um pouco o ponto central que tenho certeza de que foi o que mais mexeu com o publico fã de Jogos Vorazes que é o romance que começa a desenrola entre Peeta e Katniss durante o livro, algo que para Katniss não passa de uma atuação para que consigam patrocinadores, mas que no entanto para Peeta é algo real onde ele acha que todo o carinho e amor que recebe dela seja real, porque devemos lembrar que Peeta amava ela desde o começo sem que ela notasse, percebemos isso a partir do momento no primeiro livro em que ela pergunta quando ele começou a gostar dela, e notamos que não foi uma atuação qualquer mas uma confissão real (o importante de quando se vai ler um livo principalmente como Jogos Vorazes, é saber ate q ponto é mentira e verdade) Katniss é quem devia ser considerada a ingenua ate certo ponto porque já estava muito obvio que o que ele dizia era muito mais que uma confissão, mas é claro que as suspeitas surgiam de vez em quando na mente de Katniss mas é claro que quando ela notou já era tarde demais (literalmente, ela só notou no final do livro) e quando lemos em chamas notamos que ela já esta tenteando decidir para que rumo ir, mas seu coração esta dividido entre o garoto do pão (Peeta) e o amigo de infância (Gale) e felizmente quando chega em a esperança ela decide quem sera a pessoa com quem ela dividira o resto da vida dela (não é bom entrar em detalhes quanto a essa parte, muitas pessoas ainda estão aguardando para saber com quem sera) não acho que Suzanne errou ao narra historias passadas, para min o passado é algo importante em um livro (como chegar ao futuro sem saber do passado), agora algo que realmente acho que Suzanne escorregou um pouquinho foi querer envolver Gale em um triangulo amoroso onde ele teve pouca participação, afinal no livro um so havia historia entre ele e Katniss enquanto que com Peeta era algo mais alem da simples amizade, no dois temos apenas a oportunidade de ver dois beijos entre Gale e Katniss algumas conversas e pensamentos que praticamente somem da mente dos fãs quando Peeta faz um incrível declaração de amor para ela (e bote incrível nisso eu ate chorei de emoção) e naquele momento ela (Katniss) o beija e que segundo ela foi um beijo que a fez desejar muito mais, e quando finalmente em a esperança começa a surgir um pouco de clima já é tarde demais porque com certeza todo o publico já esta apostando em Peeta (de vez em quando passa pela nossa mente de torcer por Gale mas a torcida sempre acaba voltando para Peeta).
    Bem era só isso que eu queria dizer... Ah!Lembrei. Notei que pela a sua resenha você deve ter o Gale como seu preferido, mas é importante saber que ao fazer uma resenha você esta recontando uma historia de forma resumida e quando se conta uma historia não se pode ter um personagem favorito porque você sem perceber pode esta elevando-o demais comparados aos outros, o certo é que todos tenham o mesmo nível de preferencia para que assim não suma o foco principalmente dos protagonistas.
    Só isso! Obrigado pela atenção e espero que não considere meu comentário como uma ofensa mas sim como uma dica! Mais uma vez obrigado!

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!