[Parceria + Entrevista] Karen Soarele

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

É isso mesmo, pessoal. Firmei parceria com a escritora Karen Soarele, esse doce de pessoa! Para começar, uma boa entrevista em que ela fala um pouco sobre sua vida pessoal, carreira, livros lançados - Línguas de Fogo e A Rainha da Primavera - e ainda dá dicas para quem está começando a escrever. Confiram!

____________________________________________________

Entrevista com Karen Soarele


Isie Fernandes: Em primeiro lugar, gostaria de dizer que estou muito contente por você aceitar o “de Dai para Isie” como blog parceiro e por me ceder essa entrevista. Para começarmos, nada melhor do que saber um pouco sobre a Karen: você é solteira, casada, enrolada...?

Karen Soarele: Eu estou a caminho do desencalhe! Meu namorado é o Luís Brüeh, ele é o artista que faz a capa dos meus livros. Nós começamos a namorar em 2006, no primeiro ano da faculdade, e noivamos no finzinho de 2010. “E ela encasquetou que quer casar agora!”, haha... Vou subir ao altar esse ano, no dia 21 de abril. Na verdade, falta menos de dois meses! Estou super ansiosa!

Isie Fernandes: Como foi a sua introdução ao mundo da literatura e quando você percebeu que poderia se tornar uma escritora?

Karen Soarele: Era uma vez uma menina de quatro anos que aprendeu a ler e nunca mais parou. Na verdade, não sei dizer exatamente quando fui introduzida ao mundo da literatura, porque sempre gostei de ler e escrever. Criava personagens, escrevia poemas... Recebi bastante incentivo, tanto em casa quanto na escola. Escrever livros veio com o tempo, naturalmente. Quando comecei, eu não esperava publicar nada, escrevia só pelo prazer. Publicar é que foi uma decisão marcante. A ideia surgiu do meu noivo, que me convenceu de que mais pessoas ficariam felizes em ler minhas histórias, e deu certo!

Isie Fernandes Devido ao seu gênero de escrita, imaginamos que Literatura Fantástica seja seu gênero preferido. Você tem algum autor favorito? Se sim, qual e por quê?

Karen Soarele: Tenho, sim! C. S. Lewis. Eu fico muito admirada com a forma como ele nos guia por uma história maravilhosa, tão simples e ao mesmo tempo tão complexa.

Isie Fernandes Muitas pessoas consideram os escritores solitários ou cheios de mania. Você tem algum ritual ou adota alguma sistemática na hora de escrever?

Karen Soarele: Teve um tempo em que eu escrevia todos os dias enquanto saboreava um delicioso caqui. Mas a época de caqui passou, e a minha mania foi por água abaixo!

Isie Fernandes A maioria dos escritores começa a escrever muito antes de lançar seu primeiro livro, e nem sempre o primeiro lançamento é sua primeira obra escrita. Você tem algum projeto que nasceu antes de “Línguas de Fogo”? Se sim, ainda pretende lançá-lo? Fale-nos um pouco sobre ele.

Karen Soarele: Muita gente não sabe, mas eu escrevi A Rainha da Primavera antes de Línguas de Fogo, mas a ordem de lançamento acabou se invertendo. Além disso, tenho alguns projetos pela metade dos quais me envergonho. São péssimos! Nunca vou mostrar a ninguém!

Isie Fernandes Como surgiu a ideia de criar o seu próprio mundo, Myríade?

Karen Soarele: Surgiu ao longo de muitos anos. Eu queria um lugar que fosse só meu, onde tudo o que eu sonhasse fosse possível. Um pouco egoísta, né? Mas, no final das contas, eu acabei compartilhando o meu mundo com todos vocês.

Isie Fernandes Quanto tempo você demorou para escrever “Línguas de Fogo”? E o que sentiu ao perceber o quanto ele tão foi bem-aceito pelos leitores?

Karen Soarele: A partir do momento em que o universo já estava estruturado, escrever o livro levou mais ou menos seis meses. No início eu estava um pouco receosa de mostrar para todo mundo o que eu tinha escrito, o universo que tinha criado. Mas isso se mostrou ser um medo bobo, porque os leitores adoraram! A cada nova resenha que chega, eu vibro e pulo de alegria! Pareço uma criança que ganhou um doce.

Isie Fernandes Sabemos que a série “Crônicas de Myríade” será composta por cinco títulos, e que o segundo lançamento será “Tempestade de Areia”. O que você pode nos falar sobre esse segundo livro? Já existe previsão de lançamento?

Karen Soarele: Ainda não tem data marcada, mas será este ano. Já estou chegando aos finalmentes do livro, e posso adiantar que vocês vão vibrar enquanto leem! Está muito emocionante, com muita aventura, acontecimentos inesperados, e um aprofundamento maior na história dos personagens. Além de personagens novos muito carismáticos, e a viagem a um local de Myríade que ainda não foi explorado pelo leitor: o deserto de Datillion.

Isie Fernandes Você foi bastante corajosa ao disponibilizar “A Rainha da Primavera” para download gratuito. Qual a sensação que você teve ao descobrir o grande número de leitores que baixaram a obra?

Karen Soarele: Disponibilizar A Rainha da Primavera foi uma aventura e tanto! No início, para liberar o download, o leitor tinha que curtir a Fanpage ou fazer um Tweet. Foi excelente, porque muita gente ficou sabendo do livro gratuito. Muita gente, mesmo. Até que eu tirei essa obrigatoriedade da divulgação, para facilitar pra todo mundo, mas as pessoas acabam divulgando mesmo assim. Elas gostam e indicam para os amigos. Então a coisa tomou uma proporção que eu não imaginaria. Hoje em dia, às vezes eu estou passeando por blogs literários e acabo esbarrando em resenhas do livro. É difícil descrever o quão contente eu fico! No final, as pessoas que mais gostam decidem comprar o outro livro, primeiro porque querem retribuir, e segundo porque ficam com sede de mais histórias em Myríade!

Isie Fernandes  Muitos dos seus leitores tiveram o primeiro contato com sua escrita através de “A Rainha da Primavera” e, assim como eu, se apaixonaram pelos personagens Flora e Dimitri. Você poderia nos revelar se tem planos para esses personagens em futuras histórias?

Karen Soarele: Tenho sim, e vocês vão se espantar! É tudo o que eu posso dizer.

Isie Fernandes Além de escritora, você também é ilustradora. Fale-nos um pouco sobre como é poder imaginar e configurar a imagem dos seus personagens.

Karen Soarele: É comum acontecer uma pequena confusão. Eu sou ilustradora de livros infantis, mas não fui eu quem criou a capa do meu livro. Pedi isso para o meu noivo, que faz traços juvenis muito melhor do que eu. O meu forte é desenhar para revistas de passatempos para crianças de 3 a 8 anos.

Isie Fernandes: Publicar livros no Brasil pode ser bastante complicado. Qual foi a sua maior dificuldade durante o processo de publicação de “Línguas de Fogo” e qual a dica-chave que você daria para novos escritores que ainda não foram publicados?

Karen Soarele: Para mim, a publicação foi um pouco diferente. A minha formação em Publicidade e Propaganda e a minha experiência como ilustradora me ajudaram muito, pois me deram uma base de conhecimentos sobre design gráfico e o mercado editorial. Então, antes de começar, eu já tinha uma ideia de quais eram os desafios que eu tinha pela frente. As maiores dificuldades que enfrentei foram:

1) O investimento inicial: Não importa o que você faça, publicar um livro sai caro;
2) A distribuição: É difícil para todo mundo;
3) A distância: Eu moro em Campo Grande/MS, distante dos grandes centros onde acontecem os melhores eventos de literatura. Então preciso inventar coisas legais por aqui mesmo, ou me virar para viajar. Aproveito para convidar todos os leitores do blog a me encontrarem em Brasília no dia 20 de julho, e na Bienal do Rio, no dia 31 de agosto. Mais informações serão colocadas no meu blog, quando estiver mais perto dessas datas.

Agora, voltando à pergunta: àquelas pessoas que sonham em publicar um livro, deixo uma única dica: não vá com muita sede ao pote. Pense muito bem, analise muito bem. Não publique com a primeira editora que surgir pela frente, em vez disso converse com vários editores primeiro, que é para não se arrepender depois. Ah, e revise muito bem o seu texto!

Isie Fernandes: Para encerrarmos, que tal um bate e volta?



Uma pessoa - O meu noivo, Luís, que eu admiro muito.
Um lugar - Fernando de Noronha, o paraíso na terra.
Um sonho - Terminar de escrever a série Crônicas de Myríade. Estou me empenhando muito nisso!
Um filme - A Origem
Um livro - As Crônicas de Nárnia
Um jogo - Castle Crashers
Uma comida - Sushi de salmão
Uma bebida - Toddynho
Sucesso - A felicidade no dia a dia.
Dinheiro - Eu quero!!
Família - Sem ela, nada é possível.
Leitores - Meus cúmplices.
Deus - Amor.
Sua frase favorita - “Hoje.”


Sobre a autora

Karen Soarele sempre foi apaixonada por livros, filmes e jogos on-line. O que todas essas coisas têm em comum? Nelas, nada é impossível. No decorrer de alguns anos, criou seu próprio mundo, Myríade, uma terra cheia de perigos e magia, onde seus heróis e heroínas vivem aventuras incríveis!

Karen tem 24 anos, é graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Linguagens e Produção Textual. Ela acredita no poder que a leitura tem de enriquecer a cultura, o senso crítico e a vida das pessoas e que, com determinação, nada é impossível.

Contatos

Download gratuito: A Rainha da Primavera

16 comentários:

  1. Elliane Ramos disse...:

    oi, lindona, tudo bem?
    passando para te desejar uma excelente e proveitosa semana abençoada por Deus.
    x
    amei a entrevista.
    ficou show.
    parabéns pela dedicaçao
    sucesso e + sucesso
    felicidades.
    bjs *-*

  1. Unknown disse...:

    Bom dia Isie
    Primeiro parabéns pela parceria,e muito boa sua entrevista

    bjos e ótima segunda

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

  1. Que linda a escritora, Já conhecia os livros, mas ainda não li nenhum, espero mudar esse fato logo, pois eles parecem muito interessantes.
    Adorei as dicas que ela deu também.
    Parabéns pela parceria, Isie!


    Beijão :)

    Camila- Ninho de Fogo

  1. Sora Seishin disse...:

    Oi Isie!
    Parabéns pela parceria! Não conhecia os livros, mas gostei da entrevista com a autora e de saber que ela gosta de Narnia :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

  1. Leandro de Lira disse...:

    Oi Isie!
    Adorei a entrevista! *-*
    Não conhecia a autora, mas já vi seus livros pela blogosfera.
    Achei ela super fofa e os livros parecem ser bons mesmo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

  1. Unknown disse...:

    A Karen é um amor né Isie? Eu não sabia que o autor favorito dela era o Lewis, ele é um dos meus também! Eu estou louca para o segundo livro da série, gostei muito do primeiro, sei que serei uma das primeiras a comprar, a Karen é uma autora que vale mesmo a pena acompanhar! Adorei demais a entrevista.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

  1. Gil_Effy disse...:

    Oi Isie!

    Parabéns pela entrevista e parceria..Realmente muitos autores nem sempre publicam suas primeiras obras escritas. Comer cáqui rsrs..Ela está perto de casar, parabéns a ela! Não havia visto nenhuma outra divulgação dos livros da Karen, valeu a dica!


    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

  1. Unknown disse...:

    cara a karen sempre engraçada, ri com a história do caqui xp
    gostei da entrevista

  1. Lucas disse...:

    Já conhecia os livros da autora, mas ainda não li. Parabéns pela parceria e adorei a entrevista.

    LUCAS / ERA UMA VEZ...

  1. Angela Graziela disse...:

    Meus parabéns pela entrevista e parceria
    Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora
    Mas me interessei bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

  1. Oi Isie, adorei a entrevista, ested livros parecem bem legais, não os conhecia! ^~^ 'beijos..

  1. Nicole Siebel disse...:

    Olá, Isie. Adorei a entrevista. Não conhecia a série e fiquei bem curiosa, porque adoro literatura de fantasia! Vou fazer o download e ler pra conhecer o trabalho da autora. Já vou anotar o título do livro para minhas leituras futuras.
    Beijos!
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com.br

  1. Isabela Xavier disse...:

    Adorei a entrevista, Isie!

    Eu já conhecia a escritora, li uma vez no blog dela uma postagem sobre registro de obras para ajudar os novos escritores e vi um vídeo no qual ela tirava dúvidas. Parece uma pessoa super simpática! Foi bem legal conhecer mais sobre ela e seu trabalho.
    Eu, mesmo lendo poucos livros de fantasia, fiquei curiosa para ler os livros dela. Já fiz o download do livro :D

    Muito sucesso à Karen!

    Ah, e parabéns pela parceria, muito legal!

    Beijo,
    Isabela

  1. David Costa disse...:

    Ola Isie ^^

    Parabéns pela parceria, já conhecia Linguas de Fogo, e realmente tenho muita curiosidade em lê-lo.

    David - Leitor Compulsivo

  1. Karen Soarele disse...:

    Oi, Isie!

    Adorei responder à entrevista. O pessoal aqui fica rindo do meu caqui porque não sabem o quanto eu fiquei frustrada! Hahahahahaha...

    Muitos beijos!
    Karen Soarele

  1. Paloma Viricio disse...:

    Primeiro parabéns pela parceria e segunda parabéns á você e autora pela maravilhosa entrevista. Gente...que fofa! Ela é fã do Lewis adorooo... Caqui é uma fruta maravilhosa, achei interessante ela escrever e comer um!^^ Amei.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!