[Resenha] Garota Replay

terça-feira, 3 de julho de 2012

Começo o mês com a resenha de um livro nacional que está sendo super comentado nos blogs literários. Em breve, um exemplar será sorteado aqui. Aguardem!

____________________________________________

Garota Replay

Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito Jovem
Páginas: 144
Gênero: Suspense
Ano: 2012

Sinopse:

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma.  Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças.

Resenha:


Se fosse possível resumir o livro numa única palavra, eu diria "Surreal". Thizi é uma garota de vinte anos que mora com Nil, sua babá, desde que seus pais resolveram curtir a aposentadoria em viagens pelo mundo, há cinco anos. Apesar de ter um super melhor amigo, Tito, pelo qual está visivelmente apaixonada, ela termina se envolvendo com Tadeu, um carinha sem-vergonha que a trai, descaradamente, em todas as baladas. Aborrecida pelo episódio que considerou a última gota d'água - o soco que Tadeu deu em Tito, após ter sido fotografado se agarrando com outra garota numa balada -, Thizi decide sair por aí, dirigindo seu carro novo, e termina entrando numa boate. No meio da festa, tentando fugir de sua crise emocional, ela dá de cara com a sua Replay.

A partir daí, começa uma série de questionamentos, o principal deles é: "quem é a garota igual a Thizi?". Em meio a tantas confusões, Thizi descobre que sua Replay não é tão hostil quanto imaginava. A cada novo conflito, o que muito ocorre ao longo do livro, as duas se reencontram e as coisas começam a ficar mais claras, embora um tanto confusas, para ela. Até o desfecho da história, Thizi viverá momentos de grande reflexão e nos conduzirá a um leve e autêntico triângulo amoroso.

Senti muita dificuldade no começo do livro. A narração não fluía bem por conta das divagações de Thizi, algo que considerei desnecessário inicialmente. Digo isso porque, ao final da leitura, fiquei com dúvida se as divagações foram propositais ou mera falha da autora. Também estranhei um pouco o fato de a letra inicial dos nomes dos três personagens centrais - Thizi, Tito e Tadeu - ser a mesma da autora "T". 

Já li várias resenhas de Garota Replay. Alguns blogueiros amaram, outros, nem tanto. Eu gostei do livro. Se fosse pelos capítulos iniciais, minha conclusão não seria muito boa, mas a leitura começou a fluir livremente a partir de certo ponto, próximo ao meio, e eu fiquei bastante envolvida pelos personagens, ou melhor, por Tito. Como li em algum dos blogs que frequento, Tito e o desfecho salvaram a história. Sim, Tammy soube como mudar o rumo das coisas de maneira inteligente e, ainda por cima, criou um personagem do tipo que arrebata a nossa atenção - coisa que eu não diria da própria Thizi, uma garota de vinte anos com jeito de dezesseis.

Recomendo o livro a adolescentes e jovens adultos que estejam a fim de ler uma história envolvente, leve - por que não dizer romântica? - e um tanto surpreendente. 


25 comentários:

  1. Bia Rodrigues disse...:

    eu não li esse livro ainda, mais já li tanta resenha que parece que conheço a historia toda já rs'
    Gostei do seu comentário sobre o personagem arrebenta nossa atenção, ainda não tinha lido sobre esse personagem nas resenhas que li *-*

    Ah eu me identifiquei mto com seu texto sim *-*
    Beijos :*
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

  1. Olá!

    Embora eu não tenha costume em ler livros do gênero, encararia a leitura, sim! :)
    Bacana saber que essa série é escrita por uma autora nacional... :) eles estão se destacando cada vez mais, e isso é mesmo ótimo!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

  1. Milena disse...:

    Peguei esse livro para ler agora! Sério mesmo, hahaha, que bacana.. vamos ver o que acho dele!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

  1. Olá, Isie.
    Esse é um dos livros que mais surpreenderam este ano. De início não esperava muito, mas a Tammy soube construir uma história que chamasse a atenção. Eu diria que a ela é uma das principais autoras jovens do país - ainda que este não seja meu gênero favorito. Sem contar que ela é uma pessoa fantástica.

    Parabéns pela resenha e pelo blog. Seguindo.
    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

  1. Nicole Siebel disse...:

    A sinopse já não despertou meu interesse e sua resenha contribuiu um pouco para excluir o título da minha lista de possíveis leituras... Nunca tinha ouvido falar nele, mas não parece o estilo que eu curto. Mesmo assim, é sempre interessante conhecer novos títulos nacionais. Parece ser bem adolescente e eu recomendaria na livraria em que trabalho. :)

    Beijos.

  1. Luara Cardoso disse...:

    Oi Isie!
    Te desejo sorte lá no sorteio, viu? ;D
    Assim como você, eu vi muita gente dizendo que o livro é bom, mas também vi muita gente dizendo que é péssimo. É por isso que eu to vendo se adianto logo a leitura dele para saber o que EU vou achar no meio disso tudo, sabe?
    Uma coisa que eu também reparei são esses personagens com T! Nossa, pra que isso? Só pra combinar com o nome da autora? ASUHHSUA Ok, vamos deixar isso de lado.
    Detesto essa falta de identidade do personagem. Se você tem 20 anos, você tem que agir como se tivesse 20, e não 16.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  1. Daniela Lima disse...:

    Olá, Isie! Vim retribuir sua visita ao meu blog e já estou te seguindo!

    Beijinhos!

    http://daniela-meucantinholiterario.blogspot.com.br/

  1. Jeniffer Yara disse...:

    A leitura é realmente leve, condiz com o selo jovem que a editora colocou nele ><

    Beijos
    Meu outro lado

  1. Nuvem de Letras disse...:

    Oláá
    Eu já li esse livro e não consegui gostar muito. Eu tentei. Mesmo. Mas não rolou, infelizmente.
    Tive esse mesmo problema que você, o início foi um pouco cansativo para mim, e a Thizi era muito repetitiva - e isso me irritava, porque ela sempre falava as mesmas coisas. Eu achei uma pena, queria ter gostado mais do livro, mas...

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

  1. Unknown disse...:

    Eu tinha uma visão diferente deste livro,fiquei achando que não ia gostar muito,mas quando li sua resenha fiquei com vontade de ler. ^^

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

  1. Fran Petite disse...:

    Olá!

    Está aí um livro que ainda não dei a menor chance para ler. Não sei, pensei que era meio bobinho, apesar do mistério sobre a tal garota que parece tanto com a protagonista. Isso gera uma certa curiosidade, mas não sei se leria mesmo. Talvez daqui para a frente, quem sabe.

    Já vi algumas pessoas falando que o livro é simples, daqueles feitos para relaxar, porque não pede muito da gente.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

  1. Anônimo disse...:

    Já li várias resenhas desse livro, mas não me interessei muito! Não sei porque, mas sempre que olho a capa de garota replay, associo imediatamente a livro infantil! .-.

    Gostei muito da resenha (:

    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

  1. Unknown disse...:

    Realmente as resenhas sobre esse livro na blogosfera tem sido bem diversificadas, alguns gostam e outros odeiam, pessoalmenteeu não achei a história muito interessante, parece que a autora tentou misturar romance com algo sobrenatural, e eu tenho muito medo de ver o que resultou dessa mistura.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

  1. Elaine Borges disse...:

    Já li muitas resenhas falando bem desse livro e também já li muitas falando mal, pelo que eu percebe não é clichê, (ainda bem) ultimamente não estou suportando ler livros clichê.
    Quando li sua resenha pulei algumas partes que tem spoilers.
    Bom, GAROTA REPLAY é um dos livros nacionais que eu leria.

  1. Olá, pessoal!

    Fico muito contente que tenham gostado da resenha, que estejam deixando suas impressões e participando do sorteio. As opiniões sobre esse livro são bastante divididas mesmo. É preciso um pouco de paciência para começar a gostar da história. Mas rola... =)

    @Elaine (Livro & Cia)

    Pode ler tranquila que não tem spoilers não. ;) Na verdade, pouco se comenta sobre Tito nas resenhas, mas a personagem fala demais sobre ele, desde o início do livro.

    Beijos e abraços a todos!

  1. Rafaela Barbosa disse...:

    Oi, Dai!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, parece ser bem interessante. Você é muito boa em fazer resenhas, acho que eu não conseguiria sem deixar escapar nenhum spoiler. Rsrs!
    Me deixou curiosa também sobre o motivo de tantas personagens com inicial "T", hahaha.
    Beijo!

  1. Renan Merces disse...:

    Gosto de ver as editoras dando oportunidade para escritores brasileiros. Ainda não conhecia muito do livro mas li algumas resenhas.

    Não sei se será o tipo de leitura que eu goste, entretanto sua resenha está começando a me convencer.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces

  1. Já li muitas resenhas sobre esse livro, mais quero muito ler para poder tirar minhas próprias conclusões.

  1. Bruna de Oliveira Andrade disse...:

    Já li muitas resenhas do livro, a maioria negativa, mas agora que li sua resenha e a de outro blog, vou dar uma chance *-*

  1. Bruna de Oliveira Andrade disse...:

    Já li muitas resenhas do livro, a maioria negativa, mas agora que li sua resenha e a de outro blog, vou dar uma chance *-*

  1. Desde a primeira vez que vi esse livro adorei, a capa é perfeita *-* muito fofa.
    Resenhas como a sua só me fazem ficar com mais vontade de lê-lo...

    Beijos.
    paixaoliteraria.com

  1. Nanda disse...:

    Humm, relamente quando o livro começa devagar é difícil agradar. Nunca li nada dessa autora, mas quero muito ler esse aí! Não sabia q eram personagens adolescentes, pra mim era algo mais adulto... Mesmo assim quero ler =)

  1. Anônimo disse...:

    Não cheguei a ler o livro ainda mas pela resenha parece ser muito bom,pela resenha parece ser um pouco de romance,suspense e aventura.

  1. Vivi Lemes disse...:

    quero muito ler esse livro porque ouço falar bem dele em todos os blogs! e isso pra um livro nacional é dificil!! gostei da resenha, deve sser uma leitura levinha e divertida!

  1. Bruna M. disse...:

    Quero muito ler esse livro! Adorei sua resenha, super interessante!

    Beijinhos,

    www.umagarotaeseujeans.blogspot.com

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!