[Fé] Tocar e ser tocado

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dessa vez, eu trouxe algo que me veio a esmo. Durante quase dez anos, sofri com a conhecida de muitos: a depressão - síndrome de pânico e ansiedade. Superar não foi fácil, mas com o passar do tempo terminei aprendendo a identificar fatores que ajudavam a somatizar o que tanto me afligia e passei a controlar minhas emoções. Hoje me encontro completamente recuperada - e essa recuperação aconteceu há bastante tempo, graças à minha fé em Deus e crença em Sua maravilhosa palavra, a Bíblia. Mas os dias são realmente maus, vivemos um cotidiano agitadíssimo e quase não encontramos tempo para ser livres, como crianças despreocupadas. 

Um pouco mais cedo, recebi um telefonema e soube que uma amiga querida estava passando por maus momentos. Sabe quando você vê um filme passando em sua frente? Não foi preciso ouvir muito para a situação se descortinar em minha mente. Telefonei para ela, e não pudemos conversar, porque o horário de trabalho havia iniciado. Bom, acabei de escrever um texto, em que vocês sentirão o peso de uma pessoa presa num cotidiano de solidão, mas, antes, quero deixar uma mensagem. Nada no mundo é mais importante que a nossa paz, a própria Bíblia nos ensina a ter a paz por guia das nossas decisões. Se algo não te parece bom, ou não te dá paz, pense melhor. Reveja sempre seus conceitos, busque coisas melhores e de modo nenhum se deixe envolver num cotidiano de solidão. Fuja dele!

Quando sentir vontade de se trancar no quarto para chorar, procure um amigo e jogue papo fora. Se você sente melancolia por nada, uma tristeza sem causa, procure uma atividade externa, ao ar livre, faça exercícios físicos, observe como os animais brincam, como as crianças se recuperam rapidamente de um choro escandaloso, leia um livro inteligente, assista a um filme engraçado, conheça pessoas novas, adote um bichinho abandonado. 

Eu sou cristã e me apoio em Deus, agora, não é por causa disso que vou espiritualizar tudo. Muito do que nos ocorre pode mesmo ser de ordem espiritual, contudo, a alma do ser humano é capaz de criar coisas inimagináveis. Por isso, precisamos cuidar de nós, nos amar e amar ao próximo. Atos de bondade e presteza nos fazem sentir úteis e importantes. Quem não gosta de se sentir assim?

Sabemos também que a fé é reconfortante, embora alguns a considerem mero pensamento positivo - e saibam que até mesmo o pensamento positivo funciona, é só olhar pro tratamento placebo. Não tenha vergonha de fazer uma oração, de ler a Bíblia, de ir à igreja, de ouvir música cristã. Seja autêntico e pense no que é bom para você. Com certeza, sentir-se mais próximo de Deus nos dá uma paz enorme.

Depois de tudo que passei, aprendi a lidar um pouco com essas coisas. Eu amo internet! Sou forista, uso não sei quantos e-mails, twitter, visito e escrevo nos blogs, mas sei que, de verdade, o ser humano precisa de toque - tocar em alguém e ser tocado de volta. Então, concluindo essa postagem que está quase virando um livro de tão longa, conto um segredinho: eu crio animais. Todo mundo percebeu o quanto eu mudei quando voltei a criar meus gatinhos - agora tenho três.

Acho que meus filhos crescerão assim...

Desejo a todos uma semana de muita paz e vitórias. Tenham fé e creiam em Deus!

*****

Ah, me animei a colocar fotos dos meus pequenos aqui.


Tigre
Thato
Teco

PS. Não tenha vergonha ou receio de procurar ajuda. Os profissionais da área psíquica são importantes instrumentos de Deus, se não fossem necessários, não teriam sido criados.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Isie, Da-dai, Meu amor... Sou eu mesmo , não se assuste... Achei linda e edificante a sua postagem, de verdade mesmo... seu coração é lindo meu amor! Continue assim!!! Saiba que eu te admiro muito, e cada dia eu te amo mais... Beijos do esposo que te ama,

    Iadson Oliveira.

  1. Olá, mon amour!

    Que surpresa boa! Fico contente que tenha gostado, meu bem, e mais ainda que tenha lido; afinal, isso sim foi uma imensa surpresa.

    Muito obrigada por ser participante de tudo em minha vida, eu te amo muito e te amarei cada dia mais.

    Beijos da sua Dai, Dadai, Isie...

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!