[Resenha] Simplesmente Ana

sábado, 7 de setembro de 2013

Olá, amigos e leitores! Vai uma resenha aí? Eu estava ansiosa para ler Simplesmente Ana e, como vocês sabem, ficar com a expectativa lá em cima sobre a leitura de um livro pode tanto ser bom quanto ruim. Eu realmente fiquei com um desses extremos. Confiram...

Autora: Marina Carvalho
EditoraNovo Conceito
Gênero: Romance
Páginas: 304
Ano: 2013

Sinopse

Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade de um país do sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha...

Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil e mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.

Mudar-se para Krósvia pode ser tentador - dever ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha -, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor na Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.

A não ser... A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.

Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que - ao mesmo tempo - nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

Resenha

Ana tem vinte anos, estuda Direito, mora com a mãe, Olívia, em Belo Horizonte e sempre pensou que seu pai abandonou o relacionamento quando descobriu que ia ter um filho, mas ela termina sendo surpreendida ao receber uma mensagem em inglês pelo Facebook de um homem que acredita ser seu pai. Confirmada a história de que sua mãe fugiu ao descobrir que estava grávida, e não foi abandonada pelo namorado, Ana se vê na posição de decidir entre permanecer no Brasil ou passar alguns meses na Krósvia, país europeu regido por seu pai, o rei Andrej Markov.

Chegando na Krósvia com o objetivo de passar seis meses, a fim de conhecer as raízes de sua família paterna, Ana dá de cara com um país lindo, pessoas muito agradáveis e Alex, enteado do rei Andrej, que não parece nem um pouco amistoso com a chegada dessa nova estranha - e possível charlatã - ao palácio e às suas vidas.

Decepcionada, essa seria a palavra para definir meu estado após ler Simplesmente Ana. Confesso que esperei bastante do livro, mas a decepção não foi por isso, e sim pelo que encontrei. No início, a história estava superinteressante. A narradora já era meio chatinha, porém o contexto geral era bem agradável. Dei algumas risadas, fiquei empolgada com os cenários muito bem descritos. Contudo, no momento em que Ana se assumiu apaixonada por Alex - não considero essa informação como spoiler, já que fica subentendido na sinopse que esses dois possivelmente formarão um par romântico -, a história fugiu do contexto original (menina sem pai que descobre ser uma princesa) e se transformou numa versão menos sexual de Cinquenta Tons de Cinza (menina desajeitada que não tem experiência sentimental, só pensa em sexo spoiler a seguir embora seja virgem fim de spoiler, descreve as roupas e a beleza do cara o tempo todo, fica repetindo que se chama "Simplesmente Ana", etc.).

Quanto ao trabalho da editora, tenho a dizer que ficou muito bom mesmo. A capa é linda! A diagramação é simples, o tamanho da fonte agradável à leitura e as páginas amareladas no padrão da Novo Conceito. A revisão também foi boa, apenas encontrei uns três errinhos mais perto do final. Sobre a técnica da autora, ela escreve bem, só precisa bolar uma história melhor para desenvolver. E ela me irritou com o fato de quase todos os personagens (Ana, Alex, Andrej...) dizerem "né?" nos finais das frases. Existe essa expressão "né?" em inglês? Porque o livro é praticamente todo falado em inglês.

Não foi uma leitura muito proveitosa para mim, fiquei feliz por terminá-la, com sensação de vitória mesmo. Venci mais um desafio. Então recomendo a leitura a pessoas que gostaram de Cinquenta Tons de Cinza, pois a Ana de Simplesmente Ana realmente parece ter sido inspirada na Anastasia Steele.

Classificação:


Curiosidades Gastronômicas

Como extra, trago esclarecimento acerca de duas informações equivocadas sobre gastronomia passadas no livro.

1) Para que o arroz fique soltinho, nunca coloque água quente sobre ele. Tanto a água quente quanto o mexer a preparação faz com que o arroz libere mais amido, deixando-o papado;
2) Ana encontrou farinha de mandioca da Bahia na Krósvia. Nada contra, a história é de quem conta. Mas para que vocês saibam a realidade, a farinha brasileira - além de muito cara - é rara na Europa. Na França, por exemplo, berço gastronômico mundial, a farinha de mandioca mais encontrada é a produzida na Nigéria, grande distribuidor da região. 

14 comentários:

  1. thaila oliveira disse...:

    Isie, eu tenho muita vontade de ler esse livro, até porque um conto de fadas sempre é bom e tenho curiosidade de ver como a Marina escreve!
    quando quiser passe no meu blog, sua presença e de seus leitores é sempre bem vinda! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  1. Unknown disse...:

    vishi se essa ana é tão besta quanto a ana de cinquenta tons eu vou odiar ela D:
    opa espero ter forças pra ler esse livro então
    Seguindo o Coelho Branco

  1. Que pena que não gostou Isis! Eu achei o livro muito fofo e agradável...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

  1. Nossa, Isie, nunca pensei que esse livro iria falar sobre sexo, mesmo que coisas simples. kkkkk
    Interessante! Ou talvez nem tanto assim, já que você não gostou muito. Mesmo assim irei ler e ver o acho. Depois te conto.


    Beijão :)

  1. Unknown disse...:

    Simplesmente, o1?? Ana x Dan? hahahah
    o título me chamou por causa do nome, isie... por um momento achei que era a história de Dan...

    a proposito, sobre o final culinário... bom, sempre coloquei agua quente no arroz... e nunca soube exatamente pqe ele ficava meio 'unidos venceremos'. hahaha

    um beijos e sdd

  1. Unknown disse...:

    Uma pena você não ter gostado, agora fiquei confusa, porque muita gente gostou e você simplesmente só deu 2 estrelinhas :X Estou em dúvida sobre o livro

    Beijo

  1. Fabrício S disse...:

    Boa tarde, desculpa por fugir do tema do tópico, mas eu não estou conseguindo me cadastrar no forum do escreva seu livro. Saberia dizer se é erro do site mesmo?

  1. Anônimo disse...:

    Que conto moderninho, eu estava me animando por ela ser aqui de Minas ai vem o balde de água fria, sério eu desisti de Cinquenta Tons no último livro, acho que não voltarei a ler...

    Isie meu blog voltou, depois dê uma passadinha lá?
    Bjos

    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

  1. FSouza

    Não tem problema. Envie seu nick e seu endereço de e-mail cadastrado no site para isiefernandes.contato@gmail.com para que eu reporte o problema ao administrador do Fórum.

    Boa sorte!

  1. Todos

    Quem ficou na dúvida sobre o livro pode tentar lê-lo, não custa nada. Muita gente leu e gostou, houve até quem o favoritasse. E eu pretendo sorteá-lo aqui no blog, fiquem ligados.

    Beijos!

  1. Gostei da Resenha, agora a curiosidade sobre o arroz foi boa.. adoro Cozinhar.

    Bjus

    José Agenor

    Fan page:https://www.facebook.com/BlogdoJoseAgenor?ref=ts&fref=ts

    Blog: http://www.blogdojoseagenor.com.br/

  1. Leila disse...:

    Eu esperava mais desse livro... A capa é linda mesmo, mas não adianta se a história é fraca...

    Adorei o seu blog! Estou seguindo.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    *Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog! :-)

  1. Raiana Alves disse...:

    Oi Isie :)
    Nossa, fiquei desapontada :/ eu achei a capa desse livro linda demais e as poucas resenhas que tinha lido, eram positivas. Desisti de comprar, mas vou aguardar seu sorteio :)
    Beijos
    Raiana - Território Pop

  1. fique curiosa!! Esse Alex parece interessante haha
    Beijos

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!