[Resenha] Ela disse, Ele disse

domingo, 28 de outubro de 2012


Olá, amigos! Amanhã é o Dia Nacional do Livro, então nada melhor do que falar sobre livro nacional, não é mesmo? Eu estou babando por vários títulos, alguns de autores recém-lançados no mercado literário brasileiro; eles realmente estão de parabéns. Se eu tivesse que citar dois livros dessa minha lista de nacionais super desejados, assim, sem pescar nem nada (xi... eu pesquei!), sem dúvida, seria Outono de Sonhos da Adriana Brazil e, apesar das críticas, Do Seu Lado da Fernanda Saads. 

Bem, talvez vocês imaginassem que eu publicaria algo mais bem-elaborado hoje, pelo fato de amanhã também ser o dia do meu aniversário, mas preferi apenas postar a resenha de um livro nacional super divertido que eu li no ano passado - na verdade, já postei resenha dele aqui no blog, mas foi há bastante tempo, e eu aproveitei para acrescentar alguns detalhes. Espero que gostem.

______________________________________________

Título: Ela disse, Ele disse
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco – Jovens Leitores
Gênero: Romance infantojuvenil
Ano: 2010
Páginas: 192

Sinopse

Primeiro dia numa escola nova é sempre complicado: a gente se sente um peixe fora d’água. Enquanto todos os outros alunos são (ou ao menos parecem ser) melhores amigos de infância, os novatos ficam pelos cantos, sem jeito, pensando em qual seria a melhor tática de aproximação.

Mas será que fazer amigos e se adaptar a uma nova realidade é mais fácil para uma menina ou para um menino?

Este é o ponto de partida de Ela disse, Ele disse. Leo e Rosa são dois típicos adolescentes que revelam como passaram pela dureza do primeiro ano num colégio novo.

Amizade, futebol, paixões, ciúme, bullying e as armadilhas da internet são alguns dos ingredientes que dão sabor a essa história com dois narradores e dois pontos de vista.

Resenha

Quem ainda não teve contato com o trabalho de Thalita Rebouças, no mínimo, deve imaginar que seus livros sejam divertidos. Ela escreve especialmente para o público adolescente, 10 a 16 anos, e suas histórias são tão leves que se tornam irresistíveis a qualquer faixa etária - desde que o leitor esteja com vontade de rir. Resolvi ler “Ela disse, Ele disse” no início de 2011 com o propósito de pesquisar - escrevia um romance voltado aos adolescentes e jovens adultos - e me empolguei.

Narrado em primeira pessoa, alternando capítulos sob a perspectiva de Rosa e Leo, “Ela disse, Ele disse” conta a história de dois adolescentes que se conhecem em seu primeiro dia de aula num colégio novo. Meio sem saber como as coisas serão dali para frente, esses dois narradores começam a conversar. Rosa encanta-se de imediato por Leo que, na verdade, a acha meio chatinha e tenta apenas parecer agradável. À medida que os dias avançam, eles começam a nutrir certa amizade e vão se envolvendo com o ambiente e com os demais personagens da história. Logo, Rosa se engaja num grupinho de amigas e Leo se torna popular. Mas, como era de se esperar, eles passam a pensar demais um no outro e descobrem-se apaixonados. É quando Thalita nos presenteia com a surpresinha do livro: a pequena Ludmila, uma garotinha de onze anos tão esperta que mais parece adulta.

Bem, não vou narrar o livro inteiro aqui, apenas posso garantir que a leitura é super divertida. Thalita mostra com bastante leveza a relação moderna entre pais e filhos - ambos os personagens principais são filhos de pais separados - e retrata com muita competência a questão do bullying na escola. A respeito da capa, é super fofa, lilás com imagens dos adolescentes no colégio. A diagramação também foi bem-elaborada: a parte interna da capa e da contracapa é amarela, tanto no início quanto no final do livro tem uns desenhos em preto e branco e, apesar de as páginas serem brancas, a fonte e o tamanho da letra tornam a leitura confortável. Não encontrei erros gramaticais, o que não foi nenhuma surpresa visto a experiência da Thalita e o bom nome da editora Rocco. Mas, como nem tudo são flores, tenho duas coisinhas que considerei como negativas a relatar: o linguajar carioquês carregado dos personagens e o jeito do pai de Leo que, em certos momentos, me pareceu meio fora da realidade - sobre isso, contudo, talvez quem esteja meio fora dessa realidade seja eu.

“Ela disse, Ele disse” é o tipo livro que nos faz rir do início ao fim, a gente começa a ler e não quer mais parar. Por isso, embora seja mais voltado para o público adolescente, eu o recomendo a todos que gostam de histórias leves, inteligentes e divertidas.



34 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Adoro mesmo os livros da Thalita, sempre muito levinhos e encantadores :)
    Ainda não li este, mas assim que tiver oportunidade ($$), com certeza eu leio.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

  1. Elder Ferreira disse...:

    "Amanhã é o Dia Nacional do Livro, então nada melhor do que falar sobre livro nacional, não é mesmo?" É, concordo plenamente, até fiz post de livro nacional lá no meu blog também (seria bom se todos os blogs fizessem isso).

    Quanto ao livro, fiquei curioso... acho que o único livro que li que parecia seguir o mesmo caminho foi "Pai, me compra um amigo?" do Pedro Bloch, que também é muito fofo e divertido a sua maneira. Ando lendo muita coisa pesada esses tempos e acho que dar umas risadas não iria fazer tão mal.

    Ótima resenha :)
    Abraços.

    http://oepitafio.blogspot.com.br/

  1. Unknown disse...:

    parece ser uma hisória bem divertida ^^ gostei da resenha

  1. Nicole Siebel disse...:

    Oi, Isie. Antes de tudo, desejo um feliz aniversário a você, com muitas felicidades. ^^ Ainda não li nada da Thalita, apesar de ser uma autora da qual ouço falar com frequência (nem sempre bem, mas não se pode agradar todo mundo). Fiquei curiosa para ler, parece ser uma leitura gostosa.
    Beijos.

  1. Suzana disse...:

    Adorei a indicação!! Confesso que gosto mais de romances... Mas fiquei curiosa XD

  1. Suzana disse...:

    Bom, já comentei essa postagem. Mas vim retribuir seu comentário no blog Geração Movida por Deus =) Tem post novo lá se você se interessar ^-^
    http://geracaomovidapordeus.blogspot.com.br/

  1. Unknown disse...:

    Oie querida Isie...adorei a resenha. Parabens fofa, feliz aniversário, tudo de bom. Deus te abençoe muito...

    Bjinhos

  1. Barbara Sá disse...:

    Oie flor, tudo bem??

    Eu simplesmente ADORO a escrita da Thalita, me divirto horrores lendo !!! Esse é um dos poucos dela que eu não li, confesso que sua resenha me deixou com aquela vontade de correr pra comprar, sabe?? HSUAHSUA. Mas o rehab não deixa (tudo bem que eu fugi ABSOLUTAMENTE dele ontem, mas enfim).
    Happy Birthday, muitas felicidades :)
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

  1. Pâm disse...:

    Se é da Thalita, deve ser bom mesmo! hehehe..
    Acho mara os livros dela (:

    Bjinhos ;*
    Pâm

  1. Isie, sempre tive vontade de ler algo da Thalita, mas nunca tive a oportunidade. Ela parece ter uma forma irreverente de narrar, e fiquei animada com seus comentários a respeito dessa obra... tornou-se uma forte opção para mim, já que não tenho nenhuma preferência de obra dela para ler. Às vezes é bacana diversificar e ler algo para entreter, e essa é uma boa opção.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie! Ainda não acredito que não cheguei a ler nenhum livro da Thalita, pois adoro livros assim para passar o tempo e no momento estou tão carregada de coisas que preciso ler algo assim para relaxar. Adorei a dica e sua resenha nem preciso dizer que ficou ótima como sempre! :)

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

  1. Elaine Borges disse...:

    Eu não lia muito livros nacionais, até descobrir que as editoras estão publicando mais livro nacionais do que antes.
    Cheguei a ler alguns e gostei bastante.
    Acho que o que faz com que os leitores brasileiros leiam poucos livros nacionais é a falta deles no mercado. Se bem que o Brasil publica muito mais livros estrangeiros que nacionais. Por que isso?

  1. Taty disse...:

    Eu gosto de livros engraçados e também leio livros juvenis, parabéns pela resenha

    bjos

  1. Unknown disse...:

    Bom dia
    Adoro as obras da Talita mas essa eu não conhecia muito boa a resenha

    beijos

    http://jhdocemel.blogspot.com/

  1. Paloma Viricio disse...:

    Nunca li nada da autora, mas pelo que você disse parece ser divertido mesmo. Não sei se curtiria muito, só lendo!^^ Nahim...parabéns atrasado, mas desejo tudo de bom para você,felicidade e muito sucessoo na vida!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

  1. Sora Seishin disse...:

    Oi Isie!
    Eu nunca li nada da Thalita, mas sei que ela é super famosa! Gosto dessas historinhas adolescentes, então quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

  1. Unknown disse...:

    A resenha é super legal, o livro parece muito bom mesmo!
    bjs
    Vivi
    http://www.viviass.blogspot.com.br/

  1. Bia Rodrigues disse...:

    Hey Isie *-*
    Bom eu me encaixo no grupo que ainda não teve contato com nenhuma obra dessa autora, mas sou apaixonada por livros que são para o publico adolescente. Gostei dessa ideia dela de colocar dois personagens novos em uma escola e mostrar as dificuldades para um menino e para uma menina.
    Eu com certeza quero ler esse livro.

    Beijos ;*

  1. Unknown disse...:

    Não conhecia esse livro :/// Adorei a sua resenha.. a Thalita Rebouças é uma fofa e já desconfiaria que o livro seria bom.. o que se confirma com a sua resenha :D
    Vou procurar ele.. quem sabe não coloco no carrinho na próxima compra :P
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

  1. Olyvier disse...:

    Já conhecia esse livro, mas nunca li nada da Thalita :(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

  1. Raquel Machado disse...:

    Oi flor,
    Acredita que não li nada dessa autora ainda mas sou super afim de ler e sim esse e o meu elegido porque simplesmente me parece muito fofo, porque e narrado por dois pontos de vista e sim porque e lilas...hauha sim sou maluca...espero conseguir ler logo para ver o que acho. adorei a dica. tem coluna nova la no blog.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

  1. Fashion Jacket disse...:

    Não li nada da autora, mas adorei a resenha. Parece ser super legal. Acho ela super divertida!

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket

  1. Lauri Brandão disse...:

    Li a sinopse desse livro em algum lugar e quando vi a resenha aqui logo quis saber mais.
    É bem adolescente e leve, mas acho que iria gostar.
    Resenha - A Maldição do Tigre.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira.
    Beijos.

  1. Leandro de Lira disse...:

    Oi Isie!
    Nunca li nada da Thalita, mas tenho curiosidade. Ela é bem reconhecida nacionalmente e aos poucos, ela tá conquistando seu lugar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

  1. EscutaEssa disse...:

    Oi Isie
    Não conhecia esse livro, mas gostei da dica e depois de ler a sua resenha,fiquei interessada em ler.

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

  1. Angela Graziela disse...:

    Nossa, eu nem conhecia a autora e nem o trabalho dela
    Mas a resenha me chamou bastante atenção
    Apesar de eu não ter mais essa idade, gosto de livros leves assim

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

  1. Luara Cardoso disse...:

    Oi Isie!
    Por mais que eu tenha uma certa vontade de ler esse livro, os livros da Thalita não me atraem mais quanto antes. :/ É uma pena.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  1. The Lazy Girls disse...:

    Oie...
    Simplesmente eu adoro a Thalita mas infelizmente nunca li um livro dela =/
    Mais amei sua resenha e vou procura-lo para ler!
    Dica anotada!
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

  1. Anônimo disse...:

    Acho que se eu perguntar para minha amiga ela também vai dizer Outono dos Sonhos, rsrsrs
    Ela disse... Ele disse me parece bacana, deve ser do mesmo nível de Não sou esse tipo de garota.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

  1. Flavia Penido disse...:

    Eu adoro livros infanto juvenis, mas nunca li nada da Thalita. Parece ser super bacana mesmo e por ser uma autora nacional, é motivo de orgulho né?

    Adorei a resenha e vu ver se arrumo esse livro!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

  1. Kelly Machado disse...:

    que fofiss, um romance infantojuvenil *-*
    muito boa a dica!!

    Beeijoss

    http://delicadinhah.blogspot.com.br/

  1. Heitor Lima disse...:

    Ah, eu amo livro nesse estilo! *-*
    Serei eternamente apaixonado por histórias infantis e adolescentes. Resíduos da infância? Sei lá, sei que gosto. HEHE'
    Ótimo post, vou procurar por esse livro ;*

  1. Anônimo disse...:

    Eu acho livros assim muito fofos, mas não tenho mais paciencia. Acho que fiquei chata ):
    Beeeeeeijos

  1. Já li alguns livros dessa escritora, muito divertida mesmo, vou ler esse também, parece legal!

    Beijão

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!