[Resenha] Amigos Inimigos

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Embora hoje seja dia de Caixinha de Correio - confesso que tive preguiça de fazer o vídeo, então, em vez dela -, trago para vocês a resenha de um livro muito legal que ganhei numa promoção do blog Jornalismo na Alma, da querida Paloma Virício. Espero que curtam.

_____________________________________

Amigos Inimigos

Autora: Vanessa Martinelli
Editora: Novos Talentos
Gênero: Romance infantojuvenil
Ano: 2012 
Páginas: 101

Sinopse

Maria e Jack eram amigos quando crianças. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade transformou a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até.

E você? Já teve um amigo-inimigo?

Resenha

Maria é uma adolescente de catorze anos do tipo normal, que mora com a mãe supertrabalhadora e o irmão pentelho, Américo do Sul - sim, sua mãe tem gosto excêntrico para nomes e Maria se considera muito sortuda por ter recebido um nome simples. Jack é um garoto comum, daqueles que mandam muito bem no futebol e até arrancam alguns suspiros das menininhas da escola. Os dois foram bons amigos de infância até que se afastaram e tudo que restou entre eles, especialmente pela parte da Maria, foi antipatia e repulsa.

Amigos Inimigos é narrado em terceira pessoa, sua linguagem é leve, a narração é fluida, divertida, e os personagens são realmente muito bem-elaborados. Ao contrário do que imaginamos quando observamos a capa, o título e a sinopse desse livro, o enredo não se resume apenas ao impasse entre Maria e Jack. Cada personagem tem sua personalidade muito bem formada e evidente, de modo que conseguimos imaginá-los perfeitamente, e sem qualquer dificuldade. Eu diria que a autora foi brilhante tanto no desenvolver e no concluir da história quanto no delinear dos conflitos de cada personagem, o que é impressionante visto que Amigos Inimigos tem apenas 101 páginas. 

Não encontrei pontos negativos nessa obra. Sim, em minha opinião, Amigos Inimigos é um livro perfeito. Não estou dizendo que ele é o melhor livro que já li, mas que, em sua história, categoria e propósito, está perfeitamente elaborado. A única ressalva que tenho a fazer - na verdade, um lamento - é quanto à revisão. Infelizmente, encontrei inúmeros erros de revisão e edição - mudanças no tempo da narração, que pensei ser proposital, mas não encontrei lógica para fundamentá-las; pleonasmos como "careta feia"; flexão verbal "intervisse"; dentre outros errinhos que um bom revisor não deixaria passar. Mesmo assim, isso não diminuiu o valor da obra para mim. Apenas acho que uma revisão mais adequada aumentaria o prestígio do livro.

Bom, recomendo Amigos Inimigos para todos que gostam de histórias leves, capazes de nos fazer rir e emocionar. E, por fim, sem nada revelar a respeito, quero deixar registrado que a minha personagem favorita é a Patrícia. Leiam Amigos Inimigos e descubram por quê. 



(Só não dei a nota máxima por causa dos problemas com a revisão)

Sobre a autora

Vanessa Martinelli Levandowski é joinvilense e Amigos Inimigos é seu primeiro romance voltado ao público jovem. Neuropsicóloga e Mestre em Psicológia, é graduada também em Educação Artística; inclusive, é seu o desenho da capa.

Através do blog, www.vanessaml.com, a autora se comunica com os leitores, expondo novidades e ideias.

24 comentários:

  1. Angela Graziela disse...:

    Vontade de ler esse livro
    Ta todo mundo comentando
    Só falta eu

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

  1. Bia Rodrigues disse...:

    Hey Isie, que bom que não encontrou nenhum ponto negativo no livro, isso é muito motivador, já estou com vontade de ler ele a um tempinho quando li uma outra resenha.

    Beijos,
    pepperlipstick.blogspot.com.br

  1. Lucas disse...:

    Que bom que você gostou, as vezes os errinhos é o que falta para tudo ser perfeito!

  1. agnes disse...:

    tá todo mundo falando mesmo ^^
    e já tá no meu quero ler!
    adoro historinhas assim!

    beijos -
    Rascunhos e Borrões

  1. EscutaEssa disse...:

    Muito legal a sua resenha, esse livro parece ser muito fofinho ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

  1. Raquel Machado disse...:

    Oi flor,
    To com esse livro aqui em casa para ler e espero que ele seja bem divertido e gostar dele tanto quanto você viu. Coloquei hoje la no blog minha resenha de cinquenta tons se quiser conferir.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

  1. Nicole Siebel disse...:

    Oi! Quando vi esse livro a primeira vez ele me atraiu. Fiquei com vontade de lê-lo, mas acabei deixando passar e optando por outros livros. Mas, já que a história é bem escrita, vou adicionar a minha listinha de leituras futuras. Fico muito feliz que tenha gostado do book trailer ^^
    Beijos.

  1. Paloma Viricio disse...:

    Ebaa! Resenha de Amigos Inimigos! Esse livro é bom demais mesmo e super divertido. Sabia que você iria gostar. A patrícia realmente é uma personagem muitoo boa e uma das mais engraçadas! kkk
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

  1. Unknown disse...:

    Oi Isie,eu já tinha lido entrevista com a autora e outras resenhas desse livro,e as outras assim como a sua foram super positivas,acho que tenho mesmo que ler esse livro! Parece ser muito bom.

    beijos

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

  1. Luara Cardoso disse...:

    Poxa Isie, o livro tem que ser MUITO BOM MESMO para você não encontrar pontos negativos. Estou super curiosa para ler Amigos Inimigos, ele deve ser super gostoso de ler. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

  1. Leandro de Lira disse...:

    Oi!
    Esse parece ser um livro bem leve e divertido. Será uma das minhas próximas leituras e espero gostar também.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

  1. Olá, Isie! Adorei o novo layout. *-*

    Sobre o livro... confesso que até um tempo atrás não vi motivos que me levassem a lê-lo. Mas ultimamente tenho ouvido tantas críticas positivas... e pensando bem parece ser bastante interessante realizar essa leitura. Uma premissa agradável, assim como a leitura parece ser. Adorei sua resenha! :D

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

  1. Preto no Branco disse...:

    Tô doida para ler esse livro há um bom tempo, rs, estou, inclusive, aguardando um contato da autora para participar do book tour desse livro, haha. E espero que dê certo, para que eu goste tanto qnt vc, afinal, sua classificação em 'ótimo' é um incentivo haha!
    Tô seguindo, abraços!

  1. Lohaine disse...:

    Flor, eu ainda não tinha vindo aqui depois que você mudou o layout! Ficou muito lindo! *-*

    Adorei a sua resenha e estou louquinha para ler esse livro. Principalmente porque a autora é neuropsicologa, então os personagens devem ter sido muito bem criados.

    Flor, o meu blog se chamava Chick-lit Obsession, mas agora eu passei para o Wordpress e troquei o nome para Sanduíche de Palavras! Se você puder fazer uma visitnha, eu vou amar! ^^

    http://sanduichedepalavras.wordpress.com/

  1. Nath Lambert disse...:

    Adorei a resenha!
    Infelizmente, as editoras não ligam muito para os autores mais novos, daí os livros vem cheios de erros. Esse pleonasmo "careta feia" eu ri demais XD

    Pretendo ler o livro e espero que seja tão bom quanto você disse! =D

    Beijos!

    www.nathlambert.blogspot.com

  1. Heitor Lima disse...:

    Caramba, tudo isso em 101 páginas é realmente difícil de acreditar! :O
    Estou muito interessado por esse livro, especialmente porque o assunto amizade me atrai bastante.
    É realmente louvável quando a personalidade da maioria dos personagens é desenvolvida.
    Até mais ;*

  1. Jeniffer Yara disse...:

    Hey, já li várias resenhas desse livro, me parece mesmo divertido e bem leve ><

    Beijos
    Meu outro lado

  1. David Costa disse...:

    eu simplesmente adorei o livro, foi um ótimo passatempo ^^
    Só acho que poderia ter tido uma quantidade de páginas maiores rs

    David - Leitor Compulsivo

  1. Unknown disse...:

    Parece ser bem legal mesmo, fiquei curiosa para ler! Adorei sua resenha!
    Isie, não fique braba d eu não participar da promo, mas 50 tons não é um livro para mim HUASHDUFHU


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

  1. The Lazy Girls disse...:

    Oi Isie ;)
    Ah eu só vejo resenha positiva pra esse livro, já tó com muita vontade de ler e ai vc me faz uma resenha tão boa assim?
    Adorei a história (eu adoro esses livros leves pra descontrair) Quero mais ainda ler "Amigos Inimigos"

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

  1. SKEAMOR disse...:

    Ola, vim retribuir a visitinha. Adorei sua resenha, gostaria muito de ler esse livro, parece ser bom.
    bjs
    http://loveebookss.blogspot.com.br/

  1. Unknown disse...:

    Gostei muito do blog e a resenha do livro e bem interesante.

  1. Muito boa a resenha, devo dizer que estou participando de Book Tour e logo conhecerei a Patricia. kkkkkkkkkk


    Beijokas!

    Amor Literário

  1. Unknown disse...:

    Adorei a resenha, parece ser um livro muito bom. Gosto de histórias assim, estou sempre lendo.

    Beijos!

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!