[Filme] Contra o Tempo

quinta-feira, 12 de julho de 2012



Faz tempo que eu queria resenhar esse filme aqui no blog, assim como A Origem (Incepcion) - tô enrolando... -, mas não gosto de resenhar filmes que assisti apenas uma vez, e ele estava demorando a reprisar. Bem, consegui assisti-lo novamente hoje. Infelizmente, não encontrei a sinopse original, então, fiquem apenas com a resenha.

_____________________________________________

Contra o tempo


Um homem acorda num trem, sem saber como foi parar lá, em frente a uma mulher que ele não conhece, mas que o trata muito bem. Em pânico crescente, ele termina descobrindo que está no corpo de outro homem. Após uma sucessão de eventos, ocorre uma explosão e ele acorda dentro de uma câmara escura. Sem lembrar ao menos quem é, ele vê a imagem de uma militar num display, a qual faz alguns testes e sua memória começa a retornar. O homem é Capitão Colter Stevens (Jake Gyllenhaal), um piloto que foi selecionado para participar de um experimento militar ultrassecreto denominado Source Code (Código Fonte). Sua missão é reviver os últimos oito minutos de vida registrados pelo cérebro de um homem, como se fosse o próprio, para tentar descobrir quem é o terrorista que explodiu o trem e deve explodir outra parte da cidade, causando um estrago, infinitamente, maior.



Cada vez que morre no trem, Colter Stevens retorna à câmara onde conversa com os militares. Ele é projetado ao trem algumas vezes, sempre tentando encontrar o terrorista e, como era de imaginar, termina se apaixonando pela mulher, Christina (Michelle Monaghan). Determinado a salvá-la, bem como a todos no trem, depois de descobrir a realidade sobre sua situação, Colter começa a tentar mudar aquilo que já aconteceu. Todos no trem estão mortos, o projeto Código Fonte não passa de uma projeção virtual, baseada nas memórias das vítimas do atentado, e os militares responsáveis pelo programa importam-se apenas em descobrir quem é o terrorista.



Depois de várias cenas de ação e aventura, o que é muito bom no filme, chega o desfecho. Não há muitos efeitos especiais, nada de extraordinário, mas, no geral, Contra o Tempo é bem emocionante. Surgiram várias críticas pelo embasamento da construção do cenário, já que o personagem descobre até mesmo detalhes sobre a bomba implantada no trem. Afinal de contas, como seria possível criar tudo aquilo a partir dos últimos oito minutos de memória das vítimas? Outra crítica foi em relação ao final. Achei que a intenção foi mesmo romantizar a coisa toda. Falha à parte - se é que posso dizer isso -, e apesar de a repetição do tempo já não ser nenhuma novidade no cinema, a ideia do autor foi mesmo muito boa.

Por fim, recomendo Contra o Tempo a todos que gostam de ação e aventura, ficção científica e um toque de romance. De zero a dez, eu daria nota 8,9. 

Bom filme!

12 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Eu gostei desse filme,apesar de ter achado ele um pouco "maluco" haha,mas confesso que demorei bastante tempo para entende-lo,tem umas partes sem pé e nem cabeça que você só começa a entender depois. :)

    strawberrydefilmeselivros.blogspot.com

  1. Angela Graziela disse...:

    Não conhecia esse filme
    E essa é a primeira vez que fico sabendo dele
    Mas amei a dica e vou procurar saber mais

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

  1. Oi, Ângela.

    Esse filme é bem legal, tem a mesma pegada de Incepcion. Se você assistiu e gostou de Incepcion (A Origem, com Leonardo DiCaprio), vai gostar desse também.

    Oi, Jeh.

    É meio louco mesmo, por isso só resenho filmes depois que assisto pela segunda vez. Mas ele é bom. Não é o melhor, nem está entre os melhores, mas chega perto.

    Beijos pras duas! =)

  1. Fê Falleiro disse...:

    Oie!!
    Retribuindo sua visita e já adorei saber ais desse filme, to querendo ver ele há um tempo e tava meio na dúvida. quando é muita neurose eu me canso logo do filme srrs mas gosto bastante de filme sobre o tempo. Vou ver se baixo ele =D
    bjoss

  1. Paloma Viricio disse...:

    Olá, flor! Eu gostei da sua dica de filme,mas não sei se iria gostar muito da trama, porque não faz muito meu estilo. Olha, desejo muita sorte para você na promo lá do blog.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br/

  1. Ingredy Martins disse...:

    Parace ser otimo, quando eu tiver um tempinho, irei assistir!
    asgarotas-estranhas.blogspot.com

  1. Vivi Lemes disse...:

    olá!
    gostei! quero ver o filme! muito louca essa historia de reviver os ultimos minutos da vida do falecido... =O

  1. Midian Novais. disse...:

    Adorei a dica !! Ainda não conheço o filme...

    Beijo flor, bom final de semana =*
    http://meucontatoimediato.blogspot.com.br

  1. Raissa disse...:

    Eu tb vi esse filme e ia resenhar ele no meu blog, mas ainda n tive tempo para isso.
    Eu gostei mt desse film, e talvez eu tenha gostad mais pq eu nao esperava nada dele. Achei que fosse er apenar mais um filme de voltar ao tempo bastante clichê, porem nao eh. Desde entao acabo sempre recomendando esse filme a todos :)
    Boa dica!

    bju
    letracomasa.blogspot.com

  1. Fran Petite disse...:

    Olá!

    Ainda não tinha prestado uma maior atenção a esse filme, deve ser porque geralmente deixo passar batido qualquer filme de ação. Não que eu não goste de assisti-los, até gosto quando estou de bobeira, mas entre eles e uma comédia ou romance, prefiro ficar com os dois últimos. Apesar disso, achei bem legal a sua visão sobre o filme e gostei muito, me deixou até com vontade de assistir, principalmente por causa desse negócio do homem poder ver as coisas pelo ponto de vista de outra pessoa.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

  1. Unknown disse...:

    Já faz um bom tempo que eu quero ver esse filme, eu queria ter visto no cinema mas eu estava ocupado naquele tempo, agora vou ter que alugar em DVD. O tema do filme é interessante mas eu quero mais ver ele por causa do Jake Gyllenhaal, que sempre estrela bons filmes.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

  1. Anônimo disse...:

    Esse filme e muito bom,assisti quando passou no tele cine.

Postar um comentário

A sua participação é muito importante. Comente!