Olá, queridos amigos e leitores. Alguns dias atrás, perguntei no Facebook qual o próximo livro vocês queriam que eu resenhasse. O Elder Ferreira (O Epitáfio) opinou por Em Chamas, segundo livro da série Jogos Vorazes. Resenhar séries pode ser meio complicado, desde já saliento que essa resenha contém spoiler para quem não leu Jogos Vorazes (resenha) nem assistiu ao filme.
Sinopse
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Resenha
A tensão nos Distritos faz com que Katniss desconfie que algo está errado. Mesmo assim, ela e Peeta ficam noivos, causando frisson na Capital. Logo os preparativos para o casamento estão sendo orquestrados, inclusive um concurso para escolher o vestido da noiva. Porém, faltando pouco tempo para a cerimônia, o presidente Snow anuncia as mudanças que ocorrerão na 75ª edição dos Jogos Vorazes - a terceira edição do Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos. Devido às mudanças, Katniss e Peeta terminam retornando à arena.
Depois de ler Jogos Vorazes, fui com muita sede ao pote "Em Chamas" e, confesso, não me decepcionei. Um livro fluido, tenso e emocionante. Apesar de o início não ser tão movimentando quanto às duas últimas partes, Katniss evoluiu um pouco e deixou de ser tão irritante, embora ainda estivesse com o coração e as ideias divididos. Inicialmente, temi que a segunda arena fosse idêntica à primeira, mas à medida que virava as páginas, descobria que tudo era novo e muito mais empolgante do que no livro anterior.
Amei o cenário escolhido para compor a segunda arena. Os novos personagens também são incríveis! Não posso esconder que prefiro os personagens masculinos - Peeta, Finnick e Haymitch são os meus queridinhos da série inteira. Em minha opinião, esse é o melhor livro da trilogia. A leitura foi tão prazerosa que não resisti e reli Em Chamas cerca de duas semanas após a primeira vez.
Como quase todo mundo já sabe, Em Chamas também foi adaptado para o cinema e a estreia está prevista para novembro desse ano - assim espero. Limitei bastante o uso das imagens do filme, pois não queria soltar spoiler sobre a arena.
Recomendo o livro a todos que gostam de Romances Distópicos com uma boa parcela de ação e um toque suave de romance.
Oi, Isie.
Como já está cansada de sabe, amo essa série! Acho que de todos, também prefiro o livro 2, não tenho muita certeza disso, pois amo a série toda, mas se for pra escolher um, escolho esse. kkkk
Também prefiro os rapazes, adoro esses personagens que citou.
O livro é realmente bom!
Beijão :)