Título original: Ho voglia di te
Autor: Federico Moccia
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Editora: Planeta
Gênero: New Adult
Páginas: 347
Ano: 2011
Sinopse
Step volta a Roma depois de dois anos em Nova York, para onde viaja a fim de esquecer Babi. Tenta retomar a vida, encontrar amigos, arranjar um emprego, voltar a se relacionar com a família. Porém, logo percebe que algo mudou dentro dele. Quando conhece Gin, uma garota de 19 anos, linda e irreverente, vê suas esperanças se renovarem e volta a acreditar que conseguirá se envolver e se apaixonar. Mas não é fácil esquecer Babi e, quando se depara com ela, sente como se todo o seu mundo cambaleasse... É possível reviver a magia do primeiro amor? Será que conseguimos mudar o ruma de nossa história?
Em Sou Louco Por Você, Federico Moccia presenteia os leitores com um romance delicioso, que fala de desejos, amor e sonhos.
O "fenômeno Moccia" continua: milhões de jovens imitam uma cena do livro e prendem cadeados com seus nomes em pontes de todo o mundo, jogando as chaves em água corrente. Os cadeados dos apaixonados são um maravilhoso exemplo de como a realidade pode imitar a ficção.
Resenha
Durante a primeira parte do livro, como considerei os dezessete capítulos iniciais, os acontecimentos parecem nada ter a ver com o que está descrito na sinopse do livro, porque Sou Louco Por Você é a continuação do romance juvenil Três Metros Acima do Céu. Nesse trecho, conhecemos diversos personagens e somos envolvidos em subenredos que não fazemos ideia de onde vão dar. Por um longo tempo, parece mesmo que tais cenas aconteceram por acaso, mas o autor termina resolvendo quase todos esses conflitos no final.
A partir do décimo oitavo capítulo, a história começa realmente a nos empolgar. É quando conhecemos Ginevra, ou Gin, uma garota de dezenove anos que tem um comportamento muito peculiar. Ela adora praticar artes marciais, gosta de brigar, de xingar e de ser desafiada, mas tem um temperamento perfeitamente feminino - ao menos segundo a ideia de Step - e se veste muito bem. Juntos, esses dois nos fazem viajar em muitas aventuras, todas no limite do perigo e da paixão. Mas a história não fica por aí. Step tem profundos conflitos familiares, o que é dissecado de forma bastante lenta durante todo o livro. Além disso, a família de Babi também tem problemas, e estes são até maiores que os da família de Step.
Sobre o filme, ao contrário do que eu disse a respeito de Três Metros Acima do Céu, prefiro o livro. Continuo achando que a forma como as cenas são apresentadas em ambos os filmes torna os acontecimentos mais compreensíveis e imagináveis do que nos livros, mas os detalhes dessa história que foram perdidos na produção do roteiro para o cinema, em minha opinião, eram realmente indispensáveis. Há uma cena no filme em que Gin (Clara Lago), Hache/Step (Mario Casas), Katina (Marina Salas) e o irmão de Gin brincam com uma mangueira à frente de um outdoor que representa um dos momentos mais lindos do livro. Por mais que a cena tenha sido muito bem-produzida e tenha encontrado sentido na história, fiquei meio decepcionada, com a sensação de que o melhor da história me foi roubado.
Entretanto, há várias outras cenas que foram introduzidas e fizeram toda a diferença no enredo. Uma das partes mais emocionantes nessas novas cenas é quando Katina escreve um bilhete para Pollo e sobe no muro do apartamento para queimá-lo e largá-lo ao vento. A cena em que Hache/Step recupera a moto de Pollo também foi perfeita. Quem assistir vai entender por quê.
Por fim, o filme Sou Louco Por Você não superou o filme Três Metros Acima do Céu (Paixão Sem Limites) - embora o livro tenha chegado bem perto disso -, mas é uma história muito boa: romântica, engraçada, dramática. Eu recomendo o livro e o filme para jovens acima dos 16 anos.
Classificação:
Oi Isie! Nossa, não sabia que havia um filme, hehe * sou desatualizada mesmo* mas todos falam muito bem do livro.
Beijão