Autora: Cacá Adriane
Editora: Dracaena
Gênero: Romance Sobrenatural
Páginas: 294
Ano: 2012
Skoob: Clique e adicione
Sinopse
Jasmim é uma menina como outra qualquer, que está passando pela adolescência. Ela tem que lidar com diversos problemas, como o fato de sua mãe ter falecido quando ela nasceu e seu pai nunca estar em casa. Porém, sua vida não é só tristeza. Ela tem uma amiga chamada Ana Paula que é aventureira e adora mete-la em confusões. Como se não bastasse, ainda conhece um rapaz: Gabe.
Gabe é instável, cínico, genioso e ridiculamente lindo. Diferente dos outros, rapidamente faz com que Jasmim fique atraída por ele. Ela estará disposta a dar o que ele pede em troca?! Qual a relação dele com seus pesadelos constantes?! Será que ela realmente sabe quem são as pessoas que ama?! Conheça essa envolvente historia cheia de aventuras, mistérios e romance!
Resenha
Jasmim Acaiah é uma garota de quinze anos muito bonita, apesar de não perceber, discreta e solitária. Órfã de mãe, mora com o pai, um piloto de avião que viaja o tempo inteiro e só retorna para casa uma vez por semana. Quase invisível no colégio, a vida dela muda quando dois garotos novos aparecem e um deles, Gabriel, ou Gabe, como prefere ser chamado, é sorteado para formar equipe de Biologia com ela e Ana Paula, sua melhor amiga.
- Jasmim combina com você - Vou confessar, estava esperando um elogio. - Doce demais, frágil demais e não é muito bonita. Definitivamente, não é minha flor favorita. (pag. 13)
No início, Gabe se mostra bastante hostil e indelicado com Jasmim e Ana, que não tem papas na língua e está apaixonada por Daniel, ou Danny, melhor amigo dele. Mas não demora muito, coisas estranhas ocorrem a Jasmim - como ser perseguida por uma criatura sobrenatural e não conseguir se lembrar de como chegou em casa -, e ela tem certeza de que todos esses acontecimentos estão ligados a Gabe. A partir de então, esses quatro "adolescentes" passam a se relacionar em meio ao emaranhado de situações que gira em torno do mistério sobre a origem de Gabe e Danny.
Narrado em primeira pessoa, o livro tem uma linguagem simples e divertida. A narração é fluida, assim como os diálogos são bem naturais. Os personagens possuem suas próprias características, são distintos tanto em traços físicos quanto psicológicos. Enquanto Jasmim é uma garota meio desleixada e tímida, Ana Paula é super descolada e espontânea, para não dizer estourada; Daniel é um doce de criatura e Gabe é mesmo uma incógnita. Gostei bastante do fato de Gabe, foco principal da trama, ser um bad boy que não bebe, não fuma, não xinga e não tem tatuagens - e ele é bad boy mesmo, pois tem cara de mau e sai batendo em todos que lhe desagradam. Apesar de a autora ter tentado mostrá-lo como um personagem maravilhoso, e ele é mesmo ótimo, senti que o fato de a história ter sido narrada por uma adolescente de quinze/dezesseis anos e totalmente inexperiente no quesito paquera-namoro-paixão tirou bastante o brilho esperado para ele, mas nada que diminua o valor da obra. E é bom lembrar que haverá continuação, o que significa que Jasmim amadurecerá e poderá mostrá-lo sob a visão de uma jovem mulher, e não apenas de uma adolescente ingênua que acaba de descobrir a vida.
O livro foi bem produzido. A diagramação é simples, mas traz alguns detalhes que denotam o cuidado da editora. As páginas são amareladas e o espaçamento é muito bom. A capa também está muito bonita, tem tudo a ver com a história.
Como nem tudo são flores, encontrei muitos erros de revisão na obra e, apesar de O Último Beijo ser o tipo de livro que nos prende - ele me prendeu mesmo, tanto que o li duas vezes seguidas -, identifiquei algumas incoerências ou detalhes que poderiam torná-lo ainda mais perfeito se fossem corrigidos, como o local em que a história se passa. Não há nada referente ao cenário e eu fiquei me perguntando se seria numa cidade dos Estados Unidos, já que muitos dos personagens tinham nomes ou apelidos americanizados. Outra questão foi a ausência do pai de Jasmim. Como uma adolescente ficaria tanto tempo sozinha em casa sem que os vizinhos denunciassem o abandono do pai? Talvez nos Estados Unidos seja normal uma garota de quinze morar praticamente sozinha, mas no Brasil não.
Em vários momentos, senti semelhanças entre a história e Crepúsculo - ambiente escolar, aula de biologia, seres sobrenaturais lindos, a própria família de Gabe... O livro tem mesmo seus clichês e, embora eu tenha me lembrado de Crepúsculo algumas vezes, as criaturas que Cacá Adriane criou me pareceram totalmente originais - nada de anjos, demônios, vampiros ou lobisomens! Fiquei mesmo apaixonada pela trama e mais ainda pelos personagens.
O Último Beijo é o primeiro volume da série The Last, e eu mal posso esperar pelo segundo: O Último Olhar. Recomendo a leitura a todos que gostam de romance sobrenatural com ar de adolescente.
Ignorando os erros de revisão, a classificação é:
Oie, achei interessante a premissa do livro mas não sei se leria agora. Acho muito bom quando o livro nos prende de tal forma que não conseguimos lidar. Outro ponto ruim é essa semelhança com Crepúsculo e erros de revisão.
Beijos
Raíssa Lis
Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/