Título original: Jesus of Nazareth
Gênero: Épico
Sinopse
Concebido pela Virgem Maria (Olivia Hussey) e passando por uma sofrida infância de peregrinação, Jesus (Robert Powell) vem à terra com a missão de salvar os homens, mas é traído e humilhado justamente por eles. Após ser preso, torturado e crucificado, ressuscita divinamente.
Comentário
Eu sou cristã e sei que Jesus não tinha aparência europeia, mas ainda não assisti a um filme sobre a Paixão de Cristo cujo ator fosse tão profundo quanto Robert Powell. O olhar dele era, simplesmente... Não sei explicar. Fico sempre emocionada quando assisto a esse filme, é como se eu estivesse vendo a ação do próprio Jesus na Terra.
Título original: The Black stalion
Ano de lançamento: 1979
Gênero: Ação e Aventura
Sinopse
Em 1946, ao largo da costa africana. Enquanto viajava com seu pai, o jovem Alec Ramsey (Kelly Reno) ficou fascinado por um belo cavalo árabe, que tinha ido para bordo e estava sendo transportado. Quando o navio tragicamente afunda, apenas Alec e o cavalo sobrevivem e ambos vão parar em uma ilha deserta. Dentro das suas limitações cada um ajuda o outro como pode e surge uma amizade entre o garoto e o cavalo. Assim, quando Alec é resgatado, o cavalo vai para casa com ele. Um dia o garanhão se assusta e foge. Após muito procurar, Alec o encontra no estábulo de Henry Dailey (Mickey Rooney), um ex-treinador de cavalos que resolve voltar à ativa, para treinar o cavalo mais rápido que ele já viu correr.
Comentário
Infelizmente, já não me recordo muito desse filme, pois era bem pequena quando o assisti - eu nasci em 1982. Talvez pareça estranho que eu esteja classificando um filme do qual pouco me recordo como favorito, mas o fato é que a lembrança do amor entre o garoto e seu cavalo é forte em meu coração. Depois foram lançados mais dois filmes, as sequências O Retorno do Corcel Negro (1983) - do qual me recordo mais - e O Jovem Corcel Negro (2003). Acredito que essa trilogia pode ter inspirado o criador de Cavalo de Guerra, filme que resenharei em breve aqui no blog.
Título original: The Blue Lagoon
Ano de lançamento: 1980
Gênero: Aventura, drama e romance
Sinopse
Emmeline (Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins), duas crianças, juntamente com Paddy Button (Leo McKern), um velho marinheiro, são os únicos sobreviventes de um naufrágio numa época em que navegar era a única forma de viajar. Após ficarem à deriva por várias horas, eles vão parar em uma ilha tropical que é um verdadeiro paraíso. O lugar não oferece perigo, pois não há animais selvagens, mas após algum tempo Paddy morre. Com o tempo Emmeline e Richard se tornam adolescentes e vivem em uma cabana que eles mesmos construíram. Neste período, novas emoções influenciam o relacionamento deles, os dois descobrem o amor e logo Emmeline está grávida. Na noite em que o filho deles nasce, Richard descobre a origem dos tambores que eles ouvem de vez em quando no "lado proibido" da ilha.
Comentário
Um filme inocente, bonito e emocionante. Eu o assisti novamente há dois ou três meses e a emoção que senti foi a mesma - ou até maior - que sinto quando assisto a um bom filme atual. A Lagoa Azul não tem nenhum efeito especial, mas é tudo tão genuíno... O filme sequencial, De Volta à Lagoa Azul, lançado em 1991, também é lindo. No ano passado, foi lançado o remake A Lagoa Azul: O Despertar. Ainda não o assisti, mas li a crítica, e não foi boa.
Título original: Over the Top
Ano de lançamento: 1987
Gênero: Ação
Sinopse
Quando descobre que sua ex-mulher (Susan Blakely) sofre de uma doença incurável, Lincoln Hawk (Sylvester Stalonne), caminhoneiro e ex-lutador, tenta reconquistar o amor do filho do casal (David Mendenhall), educado em um colégio militar, e fortemente influenciado pelo avô materno (Robert Loggia).
Comentário
Em minha opinião, esse filme foi a inspiração - ou base - para quem escreveu Gigantes de Aço. As histórias são quase idênticas. As maiores diferenças são a época e as lutas - em vez de robôs lutando boxe, Falcão tem caminhoneiros "gigantes" disputando quebra de braço. O filme é lindo! Uma história de pai e filho que vale a pena assistir mil vezes.
Título original: Kickboxer
Ano de lançamento: 1989
Gênero: Ação
Sinopse
Kurt Sloane (Jean-Claude Van Damme) é um jovem lutador de Karatê que ajuda seu irmão mais velho, Eric Sloane (Dennis Alexio), nos treinos de kickboxing. Após se tornar campeão mundial dos pesos pesados, Eric vai para a Tailândia defender o título, enfrentando o invencível "Tong Po" (Michel Qissi). Durante a luta, ele é grave e covardemente ferido, ficando paralítico. Em busca de justiça, Kurt decide defender a honra da família no ringue, se submetendo a um pesado treinamento de Muay Thai com um famoso mestre local, chamado Xian Chow (Dennis Chan).
Comentário
Gente, vocês não têm noção do quanto eu amava filmes de luta - ainda amo, mas já não fazem filmes de luta como antigamente. Eu assistia a todos! Não dá para dizer que foi apenas uma febre, pois eu assistia aos filmes de Bruce Li, Chuck Norris (Braddock), Sylvester Stallone (Rocky e Rambo), Arnold Schwarzenegger (Comando para matar e O Exterminador do Futuro), Van Dame, Brandon Lee e Steven Seagal (os dele eram os mais violentos) - será que esqueci alguém? Ah, o Ralph Macchio (Daniel-san de Karatê Kid), claro! Mas essa foi uma série tão leve que nem vou considerar. A série Kickboxer, sem dúvida, foi a minha favorita. E é curioso dizer que eu gostei mais dos filmes a partir do segundo, estrelado pelo ator Sasha Mitchel, como David Sloan, irmão mais novo de Eric e Kurt. Teve até um filme gravado no Brasil (Kickboxer 3 - A Arte da Guerra).
Título original: Forrest Gump
Ano de lançamento: 1994
Gênero: Comédia dramática, romance
Sinopse
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.
Comentário
Apesar de Forrest ser considerado um idiota, acho que o mundo precisa mesmo é de mais gente como ele: inocente, amável, fiel e genuinamente bom. Um filme inteligente e inesquecível. Eu amo o Forrest!
Título original: A Little Princess
Ano de lançamento: 1995
Gênero: Aventura e drama
Sinopse
1914, Simla, Índia. Sara Crewe (Lisel Matthews) é uma garota inglesa que vivia feliz, apesar de ser órfã de mãe. Quando eclodiu a 1ª Guerra Mundial, seu pai, o capitão Crewe (Liam Cunningham), que pertencia ao exército inglês, teve que ir para a guerra. Porém antes vai a Nova York para deixar Sara num luxuoso internato para moças, no qual a mãe dela já estudara e que é administrado agora com mão de ferro pela Srta. Minchin (Eleanor Bron). A Srta. Minchin fica incomodada com a criatividade de Sara, que logo cativa a maioria das garotas. Um dia o Sr. Barrow (Vincent Schiavelli), o advogado do pai de Sara, chega ao colégio para dizer que não haveriam mais pagamentos, pois o pai de Sara tinha morrido em combate. Minchin então faz Sara trabalhar como uma criada, para pagar sua estada ali.
Comentário
Sensível e mágico... Acho que essas duas palavrinhas são capazes de sintetizar a história desse lindo filme. Chorei quando era adolescente e chorei com 29 anos. Tudo bem, eu sou uma manteiga derretida, mas o fato é que A Princesinha, assim como O Jardim Secreto, outra adaptação da autora Frances Hodgson Burnett - não vou listá-lo, mas também está entre os meus favoritos -, é um filme de grande sensibilidade. Jamais o esquecerei!
Outros filmes amados
A Força do Destino (1982)
Admiradora Secreta (1985)
De Volta para o Futuro (1985, 1989, 1990)
Conta Comigo (1986)
Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Ases Indomáveis (1986)
La Bamba (1987)
Dirty Dancing (1987)
Rain Man (1988)
Uma Linda Mulher (1990)
Tudo Por Amor (1991)
Velocidade Máxima (1994 e 1997)
Cidade dos Anjos (1997)
A Outra Face (1997)
Matrix (1999 e 2003)
Destaque especial para os que estão em rosa.
Bom dia Isie
Muitos filmes desses eu ja assisti e também gosto muito meu preferido da sua lista é Forest Gump´lindo filme
bjos
http://framboesabrazil.blogspot.com/