Outubro é um mês muito feliz para mim, pois é o mês do meu aniversário. Para comemorar, lançarei mais um sorteio de livro aqui no blog, ainda nesta semana. Esse é o presente de vocês, mas eu também ganhei um belo presente. Ontem, dia 01 de outubro, recebi um e-mail da Editora Novo Conceito confirmando o "de Dai para Isie" como blog parceiro - isso não é maravilhoso? A partir de agora, teremos mais resenhas e sorteios de livros dessa grande editora a qual tanto admiramos.
A postagem de hoje é sobre um assunto que muitos, mesmo os amantes da literatura, não conseguem compreender: a distinção entre Conto, Novela e Romance.
_________________________________________________
Conto, Novela ou Romance?
Como amantes da literatura, lemos todos os tipos de textos, mas, será que nós conseguimos enquadrá-los corretamente em seus gêneros literários?
"Conto é tudo aquilo que chamo de conto".
Mário de Andrade
Gosto da afirmação de Mário de Andrade e acho até que seria muito bom se ela fosse absolutamente verdadeira. Há quem considere o Conto como um texto curto, a Novela como um texto um pouco mais longo que o conto e o Romance como um texto mais extenso que a novela, contudo, a caracterização deles não está vinculada à sua extensão. Existem contos mais longos que novelas, bem como novelas mais longas que romances. Então, como defini-los de forma simples e prática?
Conto
Texto ficcional de narrativa curta e objetiva, que contém uma célula dramática, ou seja, um único conflito, drama ou enredo. Nesse tipo de texto, até pode haver vários personagens, mas o conflito central é sempre o mesmo, do início ao fim. Ele é como um relâmpago na vida dos personagens e, por sua brevidade e concisão, denota facilmente a intenção do autor. Pode ser de caráter realista ou fantástico e seu tempo pode ser cronológico ou psicológico.
Em volta dele fadas, dragões, elfos... "Isso não existe!". Sumiram. O adulto nasce, a criança morre.
Nanoconto de Edson Rossatto.
Novela
Texto ficcional que contém um enredo central e outros possíveis subenredos. A narrativa é rápida, direta, com menos cenas e mais elipses, e os recursos narrativos são menos desenvolvidos que nos romances. Há personagens mais bem-elaborados, mas também pode haver personagens simples, e o desfecho nem sempre é claro, o que abre precedentes à continuação. Daí o surgimento das séries de livros.
- Exemplos de novelas: "O alienista",
Machado de Assis; "A morte de Ivan
Ilicht", Tolstói; "Os sete enforcados", Andreiev; "A metamorfose", Kafka; "Ninguém escreve ao coronel", Gabriel García Marquez; "A morte e a morte de Quincas Berro d’Água", Jorge Amado.
Romance
É um texto ficcional que contém um enredo central e vários outros subenredos. Sua narrativa é mais lenta do que a da Novela e apresenta maior complexidade e variedade da técnica. Os personagens têm mais profundidade psicológica, o narrador denota reflexões filosófico-culturais e há variedade de ação, tempo e espaço. O enredo central e os demais subenredos são todos resolvidos ao longo da trama, de modo que o desfecho é sempre claro.
O Romance se subdivide em outros tipos: Policial, Suspense, Terror, Romântico (chick-lit), etc.
*****
Independente do gênero, bom mesmo é o prazer da leitura, então, leia bastante e, enquanto se diverte, tente identificar os elementos que caracterizam o texto. Afinal de contas, saber identificar e analisar os gêneros literários também faz parte da vida de um bom leitor.
Curti demais o post. Tem muita gente mesmo que não sabe essa diferença.
ResponderExcluirOi Isie,
ResponderExcluirAdorei, post muito rico. Foi ótimo tirar essa enorme dúvida que me consumia...rs
Parabéns pela parceria, aguardo ansiosa para o próximo sorteio.
Obrigada pela riqueza do post.
Bjinhos
Eita Isei bate aqui \o somos parceiros da Nc ^^ saushaahsauh
ResponderExcluirSempre tive essa duvida de tentar distinguir um conto de um romance :/
Obrigado pelo ajuda, esclareceu muito!
David - Leitor Compulsivo
Bem explicadinho o seu post. Parabéns pelo aniversário e pela parceria com a editora ;) Beijos ;*
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirAdorei este artigo, estás de parabéns, viu?
Eu tenho estes conceitos bem definidos na minha cabeça, mas algumas vezes me pego pensando se tal texto é isso ou aquilo. Um grande problema no caso do "romance", é que as pessoas costumam confundi-lo com uma história que contém algo romântico, uma história de amor. Já vi essa confusão acontecer inúmeras vezes. As vezes até mesmo traduções destes gêneros fazem esta confusão ficar maior.
Bjins
www.dicasoutravessuras.blogspot.com
Oi flor,
ResponderExcluirAdorei o post é realmente difícil a gente saber a diferença de cada um deles e para mim que ando com umas ideias meio loucas na cabeça melhor ainda...tenho várias textos aqui em casa mas não sei direito como classificar cada um seu post me deu uma luz.
Bjsss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
Isie, que notícia maravilhosa! Parabéns pela parceria... você merece. :D
ResponderExcluirAcerca da postagem, adorei o esclarecimento. Mesmo parecendo ambas são distintas, e é bom deixar isso claro. :)
Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br
Hey Isie *-*
ResponderExcluirEu amei esse post, eu sempre tenho duvidas em diferenciar contos e cronicas, romance e novela já era algo que não tinha tanto problema, agora entendendo bem o que é conto, acho que não confundirei com cronicas mais.
Mas no final é o que você falou mesmo, não importa o tipo e nem o gênero, o que vale é ler *-*
Beijos,
Pepper Lipstick
É verdade, muitas vezes a gente confunde e não sabe definir.
ResponderExcluirhttp://4demarco.blogspot.com.br
OI, eu adoro uma boa novela!
ResponderExcluirEu gosto da forma dela ser escrita!
Mas tbm gosto muito de YA, principalmente se for em primeira pessoa a narrativa!
Bjs
MauMau
http://www.sonhosresenhas.blogspot.com.br/2012/09/entrevista-com-keith-strickland-b-52s.html
Olá, Achei bem interessante o post, gostei de saber mais sobre a diferença de cada uma delas, às vezes é normal confundir ;DD
ResponderExcluirJéssica - Strawberry de livros e filmes
ps : Parabéns pela grande parceria com a NC! Agora você pode comemorar seu niver feliz da vida ein?
ResponderExcluirbeijos
Olá Isie!
ResponderExcluirParabéns pela nova parceria,há quem não ame a NC?
Mês do teu niver e quem ganhará presente somos nós!Tb é o mês do meu *-*
O post me esclareceu muito,eu tinha a definição de curto,um pouco mais longo e extenso.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Isie, que ótimo, está de parceria nova, parabéns!
ResponderExcluirFiquei feliz por você. :)
Eu sempre me embanano para distinguir essas coisas, sempre gosto de ler sobre. kkkk
Beijão :)
Bom dia
ResponderExcluirPrimeiro parabéns pela nova parceria.Bom eu mesma sou meio atrapalhada pra classificar livros geralmente leio vários mas nem sei ao certo que qualificação de enredo eles tem.Adorei a postagem bem explicada
beijos
http://jhdocemel.blogspot.com/
Outubro tb é um mês muito importante para mim *-*
ResponderExcluirPerfeita Teen
Poxa Parabéns pela parceira, eu consegui também n o mes passado.. Sou chegado em romances sobrenaturais e policiais... beijos
ResponderExcluirMe visita?
Guilherme Kunz
www.tematoa.blogspot.com.br
Olá Isie, querida! Tudo bem? Fico muito feliz em saber que esse é o mês do seu aniversário! Já desejo os Parabéns adiantadooo!^^ Nahim e melhor ainda é saber que agora somos irmã literárias, pois agora também é uma das parcerias da Novo Conceito!^ \o/ Você já leu obra da editora e tenho certeza que irá gostar das muitas que virão! Seu blog merece. Eu adorei a postagem diferenciando conto, novela e romance. Queria muito escrever contos, mas ainda fico muitooo confusa em como confeccionar um. Se tiver mais dicas me passa, ok?
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma
Oi!
ResponderExcluirNossa, adorei o post! Assim, eu sempre tive uma curiosidade de saber a diferença entre romance e novela, então obrigado. rs
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Parabéns pela super parceria, Isie! Te desejo muito sucesso. :)
ResponderExcluirTá aí um post super informativo. Muita gente ainda se confunde entre dizer qual é qual. O meu problema é com novela e romance, sempre acabo misturando tudo. Mas é bem legal esse post. :)
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi
ResponderExcluirParabéns pela parceria e um feliz aniversário adiantado :)
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Olá! Adorei o post. Às vezes, é bem complicado encontrar o gênero de um texto e é sempre bom ter umas dicas e definições. Já conhecia esses conceitos, mas adorei a forma como você os colocou: foi bem simples, direta e prática. Parabéns!
ResponderExcluirBeijos.
Parabéns pela parceria, a NC é realmente muito boa! Ótimo post, bom saber as diferenças!
ResponderExcluirBeijos
Muito bom o post! Muito util pro pessoal que anda classificando errado rsrsrs
ResponderExcluirBjokas
Flavia - Livros e Chocolate
ótimo post! :)))) é interessante e necessário saber as diferentes entre eles pra não sair fazendo besteira ;)
ResponderExcluirhttp://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Visite meu blog, lá você encontrará contos & romances.
ResponderExcluirhttp://phdescritor.blogspot.com.br/