Olá, pessoal. Nessa semana das crianças, assisti a vários filmes voltados ao tema - Karatê Kid, Diários de Um Banana 1 e 2, Pinguins do Papai e O Menino de Ouro -, mas, como não sou muito da moda, resolvi resenhar outro filme. Na verdade, acho que ele tem um pouco a ver com as crianças, embora não deva ser assistido por elas. Flor do Deserto foi um dos filmes que mais me tocou nos últimos tempos, ainda mais por ser baseado numa história real. Vamos à resenha!
___________________________________________
Flor do Deserto
Título original: Desert Flower
Diretor: Sherry Hormann
Elenco: Waris Dirie (Soraya Omar-Scego e Liya Kebede), Marylin (Sally Hawkins), Terry Donaldson (Timoth Spall), Lucinda (Juliet Stevenson)
Gênero: Drama
Duração: 2h
Ano: 2009
Avaliação: 4
Resenha
Para falar a verdade, só quando comecei a colher informações para a resenha, percebi que se tratava de uma história real, o que me chocou ainda mais.
Waris Dirie nasceu numa família de nômades, criadores de gado, na Somália. Aos treze anos, foi prometida como quarta esposa de um homem muito mais velho e, para escapar do iminente casamento arranjado, fugiu, atravessando o deserto sozinha durante vários dias, a fim de chegar a Mogadishu, capital do país.

Com a ajuda de Marylin, Waris conseguiu um emprego como faxineira numa lanchonete, onde, enquanto limpava o chão e recolhia, disfarçadamente, os restos dos sanduíches das mesas, foi descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson. Após estudar a língua inglesa e ser alfabetizada, Waris finalmente se deixou fotografar e, através da ambiciosa agente Lucinda, tornou-se uma grande modelo internacional.

Li duas críticas que, embora reconhecessem a história dessa mulher linda, batalhadora, forte e vencedora como inspiradora e comovente, não foram muito favoráveis à produção - uma delas até comparou, negativamente, a obra com "Preciosa, Um História de Amor" que, apesar de ser muito forte, eu nem apreciei tanto. Bem, não entendo muito de cinema, entendo apenas de emoção, e posso dizer que a emoção, o sentimento de compaixão por Waris Dirie e a gratidão por ter nascido numa sociedade aberta são intensos. Por isso e pela denúncia da mutilação feminina, super-recomendo o filme.
![]() |
Liya Kebede e Waris Dirie |
PS. Para nossa alegria, a vida de Waris Dirie também foi publicada em livro.
nossa que legal, nao conhecia esse filme nao viu.
ResponderExcluirgostei da resenha.
Oi Isie! Nunca tinha escutado falar do filme, adorei saber sobre ele, parece ser bem legal a história, adorei a resenha.
ResponderExcluirbeijos
Jéssica - Strawberry de livros e filmes
Lindíssimo,eu nunca tinha ouvido falar do filme mas se surgir a oportunidade vou assistir. Gosto de histórias fortes assim.
ResponderExcluirEu cheguei a ver Preciosa. Chorei igual criança rs
Tenha uma ótima semana.
Nossa quando eu peguei esse filme pra assistir eu não esperava nem metade de todo ocorrido !
ResponderExcluirEu devo ter chorado a travessia dela pelo deserto todinha e quando ela vai no medico então eu acho que desidratei !
é um filme muito lindo e realmente recomendo pra todo mundo assistir !
Juro que fiquei muito impressionada com esse filme !
mas ele eh lindo de verdade !
BjOos
http://www.chacombolacha.blogspot.com.br/
Eu não conheço esse filme mas vou procurar para assistir. Infelizmente a realidade de muitos povos é essa: prometida em casamento quando ainda nem entende nada, vida cheia de censuras e proibições e muito sofrimento. Adorei sua resenha, está ótima.
ResponderExcluirEu já vi esse filme e ele é lindíssimo! Vale a pena ser visto.
ResponderExcluirParabéns pela crítica maravilhosa, Isie! :)
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Gostei da resenha, não conhecia.
ResponderExcluirPerfeita Teen
Nossa,esse filme parece ser ÓTIMO :)Bem profundo..
ResponderExcluirVou procurar ele.. e depois digo o que achei :D
Beijo
http://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oi! Esse parece ser mesmo um filme muito emocionante. Nunca tinha ouvido falar sobre ele, nem vi nas locadoras de filmes que frequento, mas vou tentar encontrar e conferir a história. Obrigada pela sugestão. Beijos.
ResponderExcluirOi, eu adorei o post, ainda não conhecia o filme, mas eu adorei.É bem do estilo que eu gosto! Nossa que legal! Obrigado! bjs
ResponderExcluirMauMau
http://www.sonhosresenhas.blogspot.com
Que história incrível
ResponderExcluirLendo a resenha fiquei com muita vontade de ver esse filme adoro o estilo vou procurar por aqui pra ver se acho
beijos e bom dia
http://jhdocemel.blogspot.com/
Não conhecia o filme, mas parece muito bom!!
ResponderExcluirhttp://4demarco.blogspot.com.br
Não conhecia esse filme
ResponderExcluirMas parece ter uma linda mensagem a se passar
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Oi Isie!
ResponderExcluirNão conhecia o filme, mas eu curto ver filmes biográficos - engraçado que não gosto de livros desse tipo, mas filme, adoro. Vou procurar para assistir!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Já vi o trailer desse filme na época em que foi lançado, lembro de ter a vaga lembrança de querer assisti-lo mas acabei esquecendo x) Esse post foi uma luz! Tem um filme com Angelina Jolie que fala da biografia de uma modelo "Gia - Fama e Destruição" acho que você poderá se interessar. Beijos ;*
ResponderExcluirNossa...que história! Deve ser um filme de peso. Adorei sua resenha, foi buscar informações adicionais para trazer para nós e amei isso. È polêmico, mas Graças à Deus ela é uma vencedora.
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma
Esse filme é muito 10... lembro de telo assistido logo depois que saiu em DVD.. é muito bom;..
ResponderExcluirMe visita?
Guilherme Kunz
www.tematoa.blogspot.com.br
Nossa, esse filme deve ser incrível! Gosto muito de filmes que mostrem, além de tudo, uma estória de superação. É praticamente certo que eu vá gostar desse filme! (:
ResponderExcluirxoxo,
Lohaine
http://sanduichedepalavras.wordpress.com/
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia este filme até ler sobre ele aqui no seu blog. Me pareceu bem emocionante mesmo e eu assistiria sem problemas algum, até porque adoro esse tipo de história sobre superação.
Se um dia eu tiver a oportunidade (e a preguiça me deixar de lado), eu o assistirei!
Bjins
www.dicasoutravessuras.blogspot.com
Isie, já ouvi falar nesse filme, mas não sabia a fundo sobre o que se tratava. Parece ser comovente, emocionante e belo de ser apreciado. Gosto de filmes carregados de uma história tocante. Vou buscar saber mais e, quem sabe, assisti-lo.
ResponderExcluirUm abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirNunca assisti esse filme, consequentemente não o conhecia. Mas fiquei interessado. Pelo o que você disse, parece ser uma boa história.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
ResponderExcluirOi flor,
Não conhecia esse filme legal saber que vai sair um livro tambem...parece ser bem forte e intensa a historia.
Bjss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/
Eu já ouvi falar sobre o filme e a história da Modelo. Acho lindo e uma prova de determinação incrivel!
ResponderExcluirBeijo!
Uau, que filme lindo, vou procurar para assistir hoje mesmo, vou procurar o livro também :p
ResponderExcluirAmei a resenha!
Beijos
Idelmária - Nunca desista de seus sonhos
Oi, Isie!
ResponderExcluirQue legal sua resenha! Achei bem interessante o enredo do filme!
Ótima dica.
Adoro filmes e depois de ler a sua resenha, com certeza vou ver esse filme bem rapidinho.
ResponderExcluirBeijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa